quinta-feira, agosto 03, 2006

Faith No More - King For a Day...Fool For a Lifetime

Lançado em 1995, esse CD marca a saída do guitarrista de longa data Jim Martin por Trey Spruance (Mr. Bungle, sim novamente, Patton sempre recrutando seus pareceiros) que só gravou o cd e saiu para a entrada de Dean Menta que acompanhou toda a turnê.
O álbum foi lançado no ápice de criatividade da banda, o melhor cd junto com o Angel Dust (Nenhum dos 2 foi um sucesso como o The Real Thing, bem, fica difícil, mas com certeza são melhores, mais criativos e tudo mais). Nessa pequena maravilha temos músicas de vários estilos, começando com as duas primeiras que são puro rock, fantástico, e logo após "Evidence", um funkzão (Não é funk carioca), logo após vem a porrada "The Gentle Art Of Making Enemies", que pra mim leva o prêmio de melhor música do cd e concorre pelo prêmio de melhor da banda. Outra música brilhante que aparece aqui é o que o flog leva o título, " Cockoo for Caca", uma música esquizofrênica, baterias tribais com guitarras "slayerísticas" com os gritos e berros alucinados de Mike Patton (É, aquele do Mr. Bungle e do Fantômas) e que tem um detalhe muito bizarro, a letra, fala sobre a relação homem/merda. Em seguida temos uma bossa nova(!) chamada "Caralho Voador", e o título significa isso mesmo, e tem até um trecho cantado em português. "Digging The Grave" é a punk do disco, refrão forte, gritos e muita energia, ganhou até clip, realmente muito boa. Outra faixa que tem destaque pra mim é "Just a Man", porque ela é uma música gospel, e consegue ser muito boa, muito boa mesmo, com direito a vocais femininos e tudo mais. Enfim, um cd BOM pra caralho, criatividade e digamos que ecletismo, mas sem nunca perder o brilho, baixe logo.

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente o melhor disco do Faith No More. O destaque fica com a alta qualidade técnica e complexidade das músicas. Embora eu goste muito de "the gentle art of making enemies", ainda acho que a música homônima ao Cd, a wisky com gelo "Evidence" e a mais que berrada "Ugly in the morning" são ainda melhores que "the gentle art..." e concorrem como melhores músicas do FNM (embora para mim a melhor ainda é a antiga Epic). Um detalhe importante é que na versão brasileira aparece a releitura desafinada de "I started a joke" uma música que já é originalmente (mais) uma bomba do "Bee Gees" (puxa, ainda não caiu o avião deles?). O público brasileiro podia ficar sem essa.