quarta-feira, janeiro 10, 2007

Dark Funeral - Attera Totus Sanctus


Entre as bandas "mainstream" do black metal mundial, podemos citar o Dark Funeral como uma. Para mim o que os caras têm é reconhecimento pelo trabalho que fazem, mas vá dizer isso a algum fã de black metal para ver o que ele vai te dizer. Se você não sabe, falarei como um: "Ah, Dark Funeral não é black metalzão faz tempo! Começou ali no Diabolis Interium com essa frescura de fazer som mais limpo e agora nesse Attera Totus Sanctus virou pop de vez! Até EMO na rua já tá usando camiseta do Dark Funeral! Por isso que eu só escuto de Tsjuder pra baixo!". É, amigos... É triste mas é verdade! Infelizmente temos pessoas nesse mundo que se acham malvadonas por escutarem música extrema. Mas vamos deixar essas coisas de lado e vamos ao que interessa: O CD! Hahuehua!
Como você pode ter percebido, Attera Totus Sanctus não agradou muito aos fãs mais "conservadores", mas é um excelente álbum! A revolta toda ocorre pelo fato de eles estarem fazendo um black metal mais audível, coisa que achei muito melhor. Em discos mais antigos, como em The Secrets Of The Black Arts ou Vobiscum Satanas, a sujeira e a caoticagem comiam soltas! Mas, no fundo, era uma coisa meio "ininteligente", pois acabava ocultando muitos dos arranjos e deixava até difícil a percepção do que cada integrante estava tocando. Para muitos isso é o que importa: fazer som inaudível para uma grande minoria de pessoas que se acham malvadas e underground! Aqui os caras mudaram isso. A produção deste disco é excelente, e a masterização também. Está tudo audível! Dá para perceber a diferença entre a guitarra de Lord Ahriman e a de Chaq Mol (creio que escrevi este nome de forma errada). A bateria não perde a brutalidade, mas dá espaço às guitarras. O vocal de Emperor Magus Caligula está totalmente agoniante! O cara parece estar morrendo! Escute "666 Voices Inside" e sinta a aflição na alma deste mortal. O baixo continua meio discreto, mas muito mais perceptível do que em discos anteriores. Quando eu soube que o Dark Funeral viria ao Brasil para a "Attera Terrarium Tour" e passaria por Porto Alegre junto com o Incantation e o Funerus fui logo garantir meu ingresso. Meus caros, nunca tinha visto um show tão louco na minha vida! A primeira banda a se apresentar foi o Funerus, com uma moça chamada Jill fazendo baixo e vocal. Simplesmente animal, ela faz guturais mais profundos que os meus! Em seguida veio o Incantation para blasfemar mais um pouco e, após 1 hora do final do show deles, o Dark Funeral subiu ao palco. Por que 1 hora? Bem... Aqueles organizadores eram lerdos demais! Para erguer a faixa com a capa desse disco e colocar umas bandeiras de Baphomet sobre algumas caixas de guitarras eles demoraram 1 hora! Tá certo que é frescura do Dark Funeral não subir ao palco se não estiverem lá as bandeiras e o escambau, mas enfim... Quando os caras entraram no palco, juro pra vocês, os cabelos do meu braço ficaram arrepiados! Eram 5 monstros de corpse paint e roupas medievais entrando com cara de malvadões e prontos para começar um massacre sonoro! E foi isso mesmo que aconteceu. Além das faixas que você pode conferir nesse CD, como "Godhate", "666 Voices Inside" e "Attera Totus Sanctus", os caras mandaram velhos clássicos como "The Arival Of Satan's Empire" e "The Secrets Of The Black Arts". Todo mundo curtiu o show, mas, como o Incantation é mais underground, tive que escutar uma galera falando que eles foram os melhores da noite. São coisas da vida...
Clique aqui e confira este álbum se você tem interesse em um black metal inteligente e bem gravado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse eu achei o melhor cd do Dark Funeral. Dá pra perceber que desde o Diabolus Interium a brutalidade do Black Metal deles se manteve mas as guitarras ficaram mais melódicas, mas não é aquela melodia gay feliz não, é uma melodia obscura e depressiva. Achei que foi o melhor trabalho dos caras. É claro que sempre vão ter uns caras radicais pra criticarem. Na cena Black Metal o Dark Funeral comanda totalmente. Além do mais, eu escuto muitas bandas de Black Metal, e eu garanto que é muito difíceil você encontrar uma banda boa. Olho torro pro Black Metal por causa disso.