terça-feira, fevereiro 19, 2008

Electric Wizard - Dopethrone


Electric Wizard é uma banda Inglesa, formada em Dorset nas levadas de 93 e podem ser consideradas uma das bandas mais "famosas" do Doom Metal. Mas como alguma banda de Doom pode ser famosa?
Na real, acho que não há nenhuma banda de Doom Metal que entre nesta de "famosa", até porque não tem como uma banda desse estilo musical totalmente anti-social se tornar "popular", mas o Electric Wizard até que se sai bem, e é um dos grandes nomes, pode se orgulhar do fato de ser "conhecidinha" (pelo público geral do Metal e não para os fãs do estilo Doom).
Se eles tem esse reconhecimento, eles devem isso a 2 discos, um chamado Come My Fanatics... de 97 e este, chamado de Dopethrone. Lançado em 2000 e extremamente bem aceitos pela mídia especializada e pelos admiradores do som, a banda largou de mão do arroz com feijão das bandas tradicionais de Doom e conseguiu moldar o seu próprio som, bebendo da fonte do Stoner e do Sludge.
Logo que se põe essa bagaça a tocar, já fica claro que este é um dos discos mais pesados já feitos na história, os primeiros acordes de "Vinum Sabbathi" podem explodir facilmente alguns alto falantes "pé de chinelo". Após o choque, não tem como não ficar impressionado também com a maneira que a voz de Jus Oborn foi gravada, numa mixagem totalmente atípica, parece que o cara está em sua pior bad trip.
Guitarreiras densas e riffs que ainda tentam se desprender da cartilha Sabbathica aliado a um baixo fudidamente pesado, pra dar sustento a toda essa viagem musical é a fórmula usada nas 9 músicas, que tem o costume de extravasar as durações de músicas normais, e passam quase sempre dos 6 minutos. Ocultismo, bruxaria, pessimismo, filmes de terror, misticimos, insanidade e tudo o que for relacionado à esse lado mais negro do ser humano pode ser encontado aqui, temperado com muita erva e bongs, este disco já foi considerado como um dos melhores trabalhos do Doom Metal, igualando-se a banda como Candlemass, Cathedral e Pentagram, mas como não sou um grande conhecedor nesta área, posso garantir por experiência própria que é um disco excelente. Download.

Um comentário:

Adenilson disse...

grato pelo album , clássico !!!