sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Meshuggah - Contradictions Collapse


Para o pessoal que lida com o metal mais caótico, Meshuggah deve ser um velho conhecido, porém, eles nunca tinhan dado as caras por aqui. Apesar de ser muito conhecido pela massa, esses suécos tem papel importante dentro de diversos gêneros que contenha o termo "metal".
Num breve resumo, a banda foi formada no final dos anos 80, numa cidade no norte da Suécia, chamada Umeå. É comum tentar associar o nome da banda com a linguagem nórdica, da origem da banda, porém engana-se quem faz essa associação, o nome da banda foi tirado do hebreu, que significa "louco".
Tirando todas essas informações que tu encontra em uma volta rapidinha na wikipedia, Contradictions Collapse foi o primeiro full lenght lançado pela banda, via Nuclear Blast, apenas na europa (sendo lançado em 98 nos Estados Unidos, com o EP None). O som deste play é extremamente distante do som atual e o qual ficou conhecido, aqui o lance puramente Thrash Metal: Extremamente influenciados pelo Metallica, é até possível comparar a voz áspera de Jens Kidman com a de James Hettfield. A semelhança não pára por aí não, os riffs guitarrísticos lembram muito a época de ouro do quarteto americano, mas com uma mixagem muito mais crúa, marca registrada deste disco.
Como a banda é conhecida pelo progressive death metal, esse disco não poderia ser tão padrão assim... Há muito de influência do Jazz no som, principalmente nos solos de guitarras, que quebram totalmente o clima barra pesada. A bateria é outro elemento notável à distância, o também letrista, Tomas Haake, desce o sarrafo na bateria com os andamentos mais estranhos que podem haver, deixando a metrica totalmente de lado, que deixa uma boa brecha para fluir as linhas de baixo, pulsantes e sujas.
Como foi primeiro álbum, o som da banda foi sendo bem modificado através dos anos, mas Contradictions Collapse até hoje se mantém como um bom disco para os fãs do estilo, e é uma audição de valor. Download aos interessados.

Nenhum comentário: