sexta-feira, janeiro 09, 2009

R.E.M. - Monster


Monster foi o nôno disco do R.E.M. e é até hoje um dos discos mais injustiçados. Após a grande explosão dos anos 90 com Out Of Time e Automatic For The People, o quarteto de Athens resolveu parar um pouco com baladinhas acústicas, piano e bandolim para um disco de "Rock", com aspas mesmo, foi assim que o guitarrista Peter Buck o definiu antes do lançamento.
Gravado de maneira mais xucra, com sessões ao vivo mesmo e um espírito mais esporrento, aumentaram o volume e partiram pra diversão, mas diversão foi a útlima coisa que tiveram. De 92 a 94, período que passaram em estúdio, eles resolveram intercalar com turnês que acarretou em diversos problemas de saúde para os integrantes: aneurisma cerebral para Bill Berry, Mike Mills com cirurgia no intestino e Michael Stipe com hérnia (tudo isso já na turnê do disco).
Durante a gravação do disco, receberam a notícia do falecimento de Kurt Cobain e do ator River Phoenix, dois grandes amigos de Stipe e cia. Monster foi dedicado a Phoenix e a tristonha "Let Me In" em homenagem a Cobain (a guitarra Jag-Stang acabou ficando com Buck).
Falando propriamente do disco, podemos dizer que apenas a primeira canção teve algum sucesso; "What's The Frequency, Kenneth?" figurou em algumas paradas e normalmente compões setlist dos shows do grupo. Temos grandes faixas, "Crush With Eyeliner" rock de guitarra tremolo; "King Of Comedy" experimental mas nem tão pé no saco como as eletro inventices futuras; "Star 69" diretaça e sem frescuras; "Bang and Blame" nervosa e empolgante e "I Took Your Name", um dos grandes destaques do disco.
A grande furada são as músicas vagarosas, herança de experiências passadas, retardam o andamento do disco e te deixa confuso. Com exceção de "Strange Currencies" que é uma balada muito bem feita, pecaram na mistura Pop com texturas distorcidas, mas é em geral um grande disco, uma mudança que foi muito lembrada com o lançamento de Accelerate, ano passado. Download.

Um comentário:

Unknown disse...

pRA QUEM GOSTA DE ROCK, COMBINA A QUALIDADE MUSICAL DO REM COM MITA GUITARRA! ACHO UM DOS MELHORES DISCOS DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS!