segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Sonic Youth - Murray Street


O Sonic Youth é há tempos uma das minhas bandas preferidas e Murray Street acabou sendo o meu primeiro disco "de verdade" deles e por isso tem um valor maior pra mim (não para venda), por ter me acompanhado por vários lugares e por muito tempo.
Lançado em 2002, na época em que eles eram um quinteto, as gravações do álbum tiveram uma pausa devido aos ataques ao World Trade Center, que teve um impacto brutal na banda e no processo de gravação. Primeiro que o estúdio do grupo era(é) localizado muito perto do atentado (Murray é o nome da rua) e deu um choque enorme dos integrantes, que no dia ficaram trancados, cada um em localidades diferentes.
Sendo assim, o impacto na parte criativa, fez com que o o grupo acalmasse um pouco as loucuras e barulheiras presentes do anterior, NYC Ghosts and Flowers e Murray Street fosse aclamado pela crítica como a volta a boa forma. Bom, a primeira vez que eu escutei, não sabia nada disso e fiquei pensando como que, mesmo num álbum calmo, eles conseguiam ser barulhentos e experimentais.
São apenas 7 músicas mas parece que levam uma eternidade para acabar. "Radical Adults Lick Godhead Style" fala sobre os artistas do anos 60/70 e é a que mais lembra a época dourada do início dos 90's, com riffs desestruturados e ao mesmo tempo, hipnotizantes e 1 min de pura improvisação, que é puro barulho. Tempo depois, fui ver no encarte que essa música teve participação de ninguém menos que Neil Young como co-compositor.
Destaque também para a punk "Plastic Sun", cantada por Kim num ritmo Riot Grrrl, que dura pouco mais de 2 minutos contrastando com "Karen Revisited" e "Sympathy For The Strawberry" que juntas, contabilizam em torno de 20 minutos ao total. A boa recepção do álbum resultou na boa sequência chamada Sonic Nurse.
Outro fato que faz tanto gostar desse disco é a capa. É um dos poucos discos que consegue me passar uma sensação. É como uma propaganda de Mentos, passa um gosto de.. menta. Não sei explicar. Só sei explicar que a capa não tem nada a ver com o título, e que uma das crianças na capa, era Coco Hayley, filha de Thurston e Kim. Download.

2 comentários:

Augustus Caesar disse...

Olá prezados,

ótima resernha (propaganda de mentos foi ótimo - hehe). me fez zté voltar no tempo. peguei esse albúm pela bagatela de 10 contos.

_________________________________
como assíduo visitador deste blog e membro de algumas bandas ativas aqui em Natal - RN, decidi enviar-lhes material de algumas das bandas em que toco para posterior postagem. agradeço desde já o espaço e fico no aguardo de qualquer retorno.
sem mais,

Augustus Caesar
www.hecatombeintestinal.blogspot.com.br

p.s.: segue:
Deadfunnydays (RN) / a sangue frio (BA) - split-K7 - (2006 - Solaris discos/ Lado R) http://www.4shared.com/file/75086525/588be430/deadfunnydays_x_a_sangue_frio__split_tape___2006_.html
Deadfunnydays (RN) "conversar confortavelmente e fluir as cargas pesadas" (ep 2004 - Solaris Discos) http://www.4shared.com/file/75081698/5a5fc7a6/deadfunnydays__2004__-_conversar_confortavelmente_e_fluir_as_cargas_pesadas.html

The Automatics - Mellotrons (split cd) - (2004 - Solaris discos)
http://www.mediafire.com/download.php?trztz2ndopz



gentileza, se faltou algo, informar (hail.augustus@gmail.com)

Anônimo disse...

puta que pariu!

Sonic Youth, há tempos que não postavam mais essa banda,

virei fã assíduo desse blog por esses posts(principalmente).

continuem assim!