sábado, fevereiro 24, 2007

Behemoth - Zos Kia Cultus


O Behemoth é uma banda vinda da Polônia, com uma identidade própria e que executa um som que pode ser classificado tanto como "black" quanto "death" metal, pois o equilíbrio entre os 2 estilos é algo explicitamente estampado aqui. Além de fazer música fantástica e trabalhada, as letras possuem conteúdos interessantes, e eu prezo demais isso.
No início de carreira, tudo era mais direcionado ao anti-cristianismo, mas, com o passar do tempo, foram incrementados temas relacionados à "Thelema", religião egípcia e várias outras formas de cultura.
Acho o Behemoth uma das bandas mais fodas do mundo, seja por seus álbuns que sempre possuem músicas boas ou por sua história, que começa em 1991, quando o líder Nergal tinha 15 anos! É realmente impressionante, um muleque de 15 anos fazendo black metal e amadurecendo com o tempo, mantendo-se fiel ao estilo até hoje!
O line-up atual é integrado por Nergal (guitarra/vocal), Inferno (bateria) e Orion (contra-baixo) como membros oficiais, mas há também um integrante que não consta como oficial, Seth, que gravou o álbum Demigod e se apresenta ao-vivo com a banda desde então.
Lançado em 2002, Zos Kia Cultus é um trabalho realmente digno de nota! Sua gravação é excelente, a masterização e mixagem também, as músicas são trabalhadas e os temas são interessantes. É meio que indescritível tudo isso, pois o trabalho é genial! Algumas mudanças de clima aparecem, algumas passagens eu nem sei explicar, de tão original que é.
Nergal é dono de um vocal gutural potente e único, Inferno faz um trabalho de bateria cheio de detalhes e arranjos inusitados, Novy (baixista na época) mostra-se muito ágil para segurar tudo isso com a gravidade de seu baixo, sem esquecer, é claro, de L. Kaos, que se não fosse um bom guitarrista não teria gravado o CD.
Qualquer fã de música extrema deve ter o trabalho (prazer) de escutar esse CD! E recomendo não só para quem curte música extrema, mas também para quem gosta de cultura dentro da música!
Único, profano, extremo e satisfatório.
Download clicando aqui.

Nenhum comentário: