segunda-feira, junho 04, 2007

Blind Melon - Soup

Blind Melon, um nome estranho para uma banda, uma banda não convencional, uma banda conheçida por "banda de um único sucesso", mas que eu prefiro chamar de uma banda "tesouro escondido", Blind Melon é o tipo de banda que fez o sucesso com um single, o "No Rain", não há quem não conheça, e sempre é um dos temas principais quando se trata de Blind Melon, não tem como falar de Blind Melon sem falar de "No Rain", e também não há como falar de Blind Melon sem tocar no nome de Shannon Hoon, o líder da banda. Este dois (E as drogas) foram os pontos de argumentação no post do primeiro disco e sempre estão presentes em qualquer conversa Blind Melon.
Então, pra ler a história da banda, você pode entrar no post do disco anterior, e baixá-lo, é lógico, pois vou fazer algumas comparações. Lá eu conto que eu conheçi ele ainda esse ano, e aconteceu o que eu comentei no início, encontrei um "tesouro escondido". É uma banda que me surpreendeu e me surpreende a cada audição dos discos, e que não são poucas, escuto, escuto e escuto novamente e não enjôo, incrível.
Quando eu escutei esse disco pela primeira vez, tive uma péssima impressão, assim, de cara, pois a primeira música, "Galaxie" era uma baita avacalhação, um instrumentos de sopros descordenados e Shannon cantando qualquer coisa: "Putz, que merda é essa?" Aí que entrava as guitarras e batera e baixo, num som que eu não tava acostumado escutar deles, mais pesado, mais ousado, mas que no refrão, de forma maestral, soava uma melodia doce e maravilhosa, assim como a maior parte do disco.
Porém, na parte das letras do disco, que sempre é algo legal da banda, esse disco se mostra bem mais obscuro que o primeiro, como a segunda música "2x4", que é um puta som, com um riff viciante, fala exatamente de um vício: As experiências de Hoon com as drogas, que irão ser comentadas em seguida. Ou então o som chamado "Skinned", um country bluegrass, que parece ser uma música totalmente inofenciva, mas se for ver a letra, ela fala de um Serial Killer, para o pessoal que curte filme, devem saber quem é, Ed Gein, personagem real, que foi inspiração para personagens fictícios como Leatherface (Massacre da Serra Elétrica), Norman Bates (Psicose), entre outros. Há outra também que é bem "Dark", chamada "St. Andrew's Fall", com um ritmo pop acústico característico, trata sobre suicídio, mais específico como um pulo de um prédio, num clima meio assustador, com uma passagem louca, que dá arrepios.
Enfim, um disco bem mais experimental ("Car Seat", um som Jazz com atmosfera de música erudita) que o primeiro, com ótimas canções, que não fogem muito da proposta sonora da banda, com músicas com instrumentação de cortas acústicas, riffs de guitarras extremamente criativas, aparições de banjos, gaitas de boca e violinos, cozinha de acompanhamento com muitos grooves e levadas funkeadas certas horas, com algumas quebradas afude. Apesar de tudo isso, o disco não fez nem 30% do sucesso do antecessor (Mas há uma enorme importância para os fãs), pois não havia nenhuma "No Rain" aqui, e além disso, houve um outro fator importante para que o disco não fosse reconheçido pela massa, foi o fim prematuro da banda.
O CD foi lançado em Agosto de 95, e em Outubro do mesmo ano, Shannon foi encontrado morto por overdose de heroína, sua companheira desde jovem, e assim acabava de forma inesperada e muito comum mais um ótima banda. A banda chegou a lançar ainda outro disco, Nico, nome da filha de Shannon, que tinha apenas 13 semanas quando aconteceu o fato, com algumas gravações perdidas e que ficaram de fora, mas que não deu em nada, e a banda realmente não tinha vontade de continuar, então em 99, oficialmente, o Blind Melon estava acabado.
Mas como nada é pra sempre, ano passado os membros resolveram fazer uma reunião com outro vocalista e essa estórinha de sempre, mas eu não tive a mínima vontade de ir atrás pra escutar, não troco estes dois discos por nada. Se ficou afim de ver qual é do disco, clica aí na capa e escute até não puder mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma banda q eu conhecia muito pouco, tá ae, gostei...

dsollero disse...

Você já ouviu a música escondida desse disco? É antes da primeira música.
Eu só descobri depois. Acho que na versão brasileira a música não ficava escondida mas na importada sim.
Vale a pena dar uma ouvida só pela curiosidade.

Anônimo disse...

Fala, Fukt

Valeu pelo Blind Melon.


ZEM