domingo, abril 15, 2007

Blind Melon - Blind Melon

Blind Melon, disco emblemático da década passada, uma banda que eu conheço faz um bom tempo, mas que só fui escutar pra valer a algumas semanas atrás e acabei me surpreendendo com o som da banda, que faz um rock alternativo acústico psicodélico caipira anos 60 com doses de Heavy Metal e Grateful Dead.
Assim como boa parte das pessoas, eu conheçi a banda através da MTv, com o clipe de "No Rain", ou também conheçido como o "Clipe da Abelinha". Na época que o single da música foi lançada, era exaustivamente rodado na Tv, ficando quase sempre em 1º nas paradas. Mas nem só de "No Rain" que o Blind Melon é formado, há muito mais sons bacanas por trás deste cd que tem uma capa diferente do convencional.
O Blind Melon começou no ano de 1989, quando o vocalista Shannon Hoon, mudou-se do seu estado natal, Indiana, assim como seu conterrâneo Axl Rose do GNR, e foi para L.A. formar sua banda de rock. Com músicas de outros estados, se estabeleceram na Califórnia, e em 91 a banda conseguiu um contrato muito bem pago pela Capitol Records e gravaram seu primeiro disco, auto intitulado, que é este que você esta lendo, e foi lançado no ano seguinte. Nessa mesma época, o vocalista Shannon, líder da banda, é convidado para gravar alguns vocais no cd Use Your Ilusion, do GNR, em músicas do calão de "Don't Cry" e "November Rain", duas músicas famosíssimas da banda, e como se ainda não bastasse, Shannon participou clipe de "Don't Cry", mas preferido ainda é "November Rain", que para mim é um dos melhores clipes da história, e assim a banda estava feita, todos queriam saber quem era aquele cabeludo que cantava ao lado de Axl.
Como se isso não fosse o suficiente, em 93 o banda mandou "No Rain" como single e daí sim, o sucesso foi elevado a 2x10³. Clipe que não parava de rodar na tv e várias cópias do disco sendo vendida, mas hoje infelizmente dificilmente você ouve alguém falar da banda e muito menos acha os cds deles para vender, pois pouco tempo depois disso a banda acabou. Em 95 foi lançado o segundo disco e nesse mesmo ano, Hoon foi encontrado morto, pela mesma causa de muitos outras artistas que são adeptos do "Live Fast, Die Young", com 28 anos, Shannon estava morto por overdose de cocaína, sua parceira desde os 17 anos.
Em seu túmulo foi inscrito uma parte da música "Change", sua primeira canção, que é mais ou menos assim: "I Know we can't all stay here forever, so I want write my words on the face of today, and they'll paint it" (Eu sei que nós todos não podemos ficar aqui para sempre, então eu quero escrever minhas palavras nos dias de hoje, e eles irão pintar isso". Ninguém pensaria que numa música tão calma e bonita, seria alguma "mensagem". Há outras inúmeras músicas boas nesse cd, como a primeira "Soak the Sin", com guitarras gritantes e vocais agressivos, fazem uma ótima canção assim como a Heavy Funk "Tones Of Home" que me lembra muito o Jane's Addicition, outro grande nome do alt rock. Bom, se é pra enumerar as músicas, escolheria o cd inteiro pois é um disco realmente excelente, se você não conheçe vale a pena dar uma ouvida, e se você curtir, esta encrencado, pois é um disco extremamente viciante, escuto ele sem parar. Para baixar, clica na capinha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Admito que baixei esse CD pra ver como era, pois não conhecia nada do Blind Melon, só sabia da banda de ouvir falar. Cara, que surpresa boa! CD excelente, muito pra cima, todas as faixas são boas, sem exceção. Valeu Felipe por esse presentão! Se puder coloca mais alguma coisa do Blind Melon ou de bandas do mesmo estilo. Abraço a todos.

Felipe Eugênio disse...

Valeu Nilson, também me surpreendi com esse cd, muito bom mesmo! Outros cd? hum.. eles só lançaram outro disco antes da morte do Shanon, o Soup, e depois um com os lados B e outras coisas, chamado Nico, que é o nome do filhote do cara, vamos ver se eu ponho um dia.

Unknown disse...

Bah essa banda é show de bola... tb conhecia ela so pelo sucesso de no rain, dai resolvi ir atrás de mais músicas e achei no emule um disco THE BEST of BLIND MELON e agora to viciado procurando mais coisas da banda...