sábado, junho 02, 2007

Charlie Brown Jr. - Nadando Com Os Tubarões


Já consigo ver pelo monitor a expressão de desprezo em seu rosto. Consigo também ler seus pensamentos, e sei que você pensa algo do tipo: "Porra, Charlie Brown?! Ah, vá se foder!".
Mas vá se acalmando e, por gentileza, leia esse post atentamente até o final.
Ok, começarei pelo término. Hoje em dia, a banda faz um popzinho manjado e distorcido que só tende a agradar os fãs de Malhação. Não por coincidência, a música que toca na intro da novelinha infantil é tocada pelo Charlie Brown. A formação não é a mesma do princípio, quer dizer, creio eu, porque nem acompanho mais a banda, então não sei a formação com certeza. Creio que só o Chorão remanesce, e os bons músicos como o Champignon (baixista) foram para outras bandas ou pararam de tocar, justamente devido às brigas com o Chorão que é muito conhecido pelas suas outras brigas com outros músicos (leia-se Los Hermanos).
É, galera, dá para perceber que os últimos tempos não foram bons para o Charlie Brown, ou melhor dizendo, foram excelentes (para eles, é claro). Nunca a banda fez tanto sucesso, apareceu tanto na mídia ou vendeu milhares de cd's como acontece hoje em dia e começou a acontecer há algum tempo atrás, mais precisamente do quinto álbum em diante.
Eu digo, sem vergonha alguma, que curto Charlie Brown Jr., mas faço questão de especificar que curto só até o terceiro disco, porque até aí eles realmente faziam músicas legais e tinham letras boas.
A maioria deve conhecê-los apenas pelas letras mais zoadas, chapadas ou sem noção; porém, poucos sabem das suas letras sérias.
Nadando com os Tubarões é, na minha opinião, o CD que mais nos mostra essa cara séria e protestante da banda, a começar que no encarte existe a seguinte citação: "Muitos pensam que o diabo é um ser feio, vermelho e com um tridente; na verdade, ele se veste bem, fala bem e pede seu voto pela TV!”.
Não é bem assim a frase, pois faz tempo que não pego esse CD em mãos, mas expressa algo mais ou menos assim.
Esse é o terceiro deles, já muito diferente do primeiro, o Transpiração Contínua Prolongada, que era na linha SKA! Sim, isso mesmo. Era uma mistura de surf music com rock, etc... No segundo, Preço Curto... Prazo Longo, a banda investiu em algo mais pesado, algumas horas até beirando o metal e em outras umas bizarrices puras, uns efeitos meio "alternativos" e o escambau, até que chegou esse terceiro para mostrar a banda mais versátil no quesito de fusão de estilos.
São vários que compõem o CD, não necessariamente misturados dentro de uma música, pois isso é muito raro aqui, mas sim uma música +/- em cada estilo.
Começa com um som que, provavelmente, a maioria já ouviu, que é uma das responsáveis pelo sucesso deles. Alguém se lembra? "Rubão, Rubão, pagou pra ver !*&#@$!@&*$@" (até hoje não sei o que o Chorão canta ali, mas beleza...).
"Rubão" é um som legal, tem um riffzinho maneiro, um pouco de velocidade e conta a história de um sem-futuro que foi atropelado por um ricão, que, sem querer, deixou a carteira cair na rua de bandeja para o Rubão que aproveitou e fez a farra.
Na seqüência, "Ralé" aparece numa saladinha de estilos bem massa, surpreendentemente com uns solos de saxofone lembrando muito o jazz e Chorão mandando umas rimas ao estilo hip-hop. "Não é Sério" foi outra música que deu certa popularidade à banda. Dessa vez, a letra é sobre um assunto sério. Fala sobre a juventude, drogas, sistema podre e etc... Tem a participação especial de Negra Li que canta um trecho muito marcante e triste, infelizmente também é realista, contando sobre o "maravilhoso" país em que vivemos. O videoclipe desse som
causou certa polêmica. Nele, a banda tocava dentro da água e rodeada por tubarões. No final, os tubarões se levantam e você pode perceber que todos eles são políticos, ainda mais porque há um locutor falando que são tantas horas na capital do país.
E o cd vai indo e mostrando os outros estilos com os quais a banda trabalhou. A música "A Banca" é 200% rap, seja pela letra, instrumental ou as participações especiais de vários cantores como o finado Sabotage. Como era de se esperar, segue a linha daquele rap típico do Brasil, com letra violenta e batidas macabras. Até eu que não sou fã de rap curti o som, creio que este fato merece um destaque especial.
"Fichado", com uma introdução muito foda do Champignon no baixo, tem também uma letra foda pra caralho! A princípio, fala sobre um cara que é fichado por causa de um baseado, mas na hora que a crítica à TV, Política e o Governo em geral predomina, puta que pariu, eu fico eufórico. Nessa época era passada uma mensagem de conscientização, hoje o Chorão só quer saber de agradecer a Deus por tudo que tem.
Algumas músicas adiante, vem a instrumental "Fundão. Esse som é totalmente influenciado pelo funk americano no baixo e na bateria, pois a execução é cheia de slaps e batidas alternadas e quebradas. "Somos Extremes No Esporte E Na Música", porra, esse som aí eu escutei muito na época que andava de skate. Quem não andou? Falae... Andei aproximadamente uns três anos, foi uma fase muito boa na minha vida. A letra desse som é dedicada aos esportes, mas tem uma parte com uma "crítica poética" muito boa, curte só: "Uma cigarra se encantou na minha mão/Anunciando a chegada do verão/Verão aqui é legal! Brasil, bunda, carnaval.../Mas na verdade todo mundo quer ver sangue, ver sangue é que é legal!/Todo mundo pára para ver o caos!".
"Talvez a Metade do Caminho" é mais um som que me marcou muito, traz boas lembranças. A letra combina com uns lances que aconteceram comigo, porra, é foda isso! Vocês devem estar falando aí "Esse cara é emo! Hahuehua!", mas eu não ligo, bem de boa.
Além de ser um grande CD (para mim, pelo menos), faz-me lembrar da minha pré-adolescência, lá quando eu tinha meus 12 anos. Foi nessa época que eu comecei a curtir esse CD, apesar de ele ser de 2000. Como eu já falei antes, a música "Talvez a Metade do Caminho" me traz algumas lembranças remotas. Algumas boas, outras ruins... A melhor é que o Charlie Brown ERA uma banda boa. Hoje, infelizmente, não posso mais dizer o mesmo! :/
Download.

18 comentários:

Anônimo disse...

ai mostro q manda bm vagabundo de skate !!!!

Anônimo disse...

quase nem tm musica do gordao principal

Anônimo disse...

ola.. d novo um comentario sem relação com o post, mas eu pretendo baixar esse disco dps... o link do powerslave ta quebrado.. alguem pode consertar?? :D kk
vlw

http://fuktmp3.blogspot.com/2006/07/iron-maiden-powerslave.html

Anônimo disse...

Na minha opiniao o melhor disco dos caras é Transpiração Contínua Prolongada.

Po sensacional essa session nacional que vcs estao fazendo.

Abracos rapaziada.

Anônimo disse...

devia rolar RAIMUNDOS

Anônimo disse...

mas um pouco ai vai ter cpm 22, fesno, nx zero

Anônimo disse...

ae sera se dava pra repostar mastodon

Anônimo disse...

cara!
gostei muito do blog.

Realmente charlie brown era uma banda legal, era aquela banda que quando ia ter um show na cidade o pessoal fazia a maior farra, organizava vans e vendia os tennis para ir ver..

hoje, virou uma bandinha alheiaque alem de quebrar violoes de 5mil reais no palco, chamam o cara de vagabundo o tempo todo no show!

triste,...

Adelvan Kenobi disse...

Charlie Brown é um lixo e sempre foi. Ponto final. Esse disco do Titãs também que postaram é um lixo.

Anônimo disse...

escutei o primeiro cd desta banda, até gostava, mas era adolescente, hoje vejo como tinha mal gosto.

Bernardi disse...

eu gastei 30 reais pra comprar esse cd logo que lancaram...
num carnaval desses nao ficou ninguem aqui no ape e a gente foi roubado...levaram roupas, computador, relogio, cd's....mas ainda bem que esse cd do charlie brown tambem foi roubado....consegui me livrar desta merda....

isso nao eh uma critica, apenas um comentario de alguem q nao gosta da banda...

Anônimo disse...

vai trabalhar vagabundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkmauahahhahaha

Anônimo disse...

Pessoal eu sei que o pessoal daqui a maioria não gosta, a banda vamos tirar o chapeu....comparando com outras banda tipo nx zero que tem duas musicas só, os caras detonan ....quase todos os cd´s tem musicas de explodiram nas radio e midia ...bom pelo menos não são e nunca serão banda temporarias de 2 ou 3 sucessos e depois sumir..
O charlie brown jr. tem muito conteudo ...claro que nen sempre vão ser sucesso mais quem gosta sabe o que tem nas letras ..

oBrigado

Class Tips disse...

"A melhor é que o Charlie Brown ERA uma banda boa. Hoje, infelizmente, não posso mais dizer o mesmo!"

Cara... PERFEITA essa sua frase! Que saudade do verdadeiro Charlie Brown. Bando de vendido do caraleo. Pior que eles só jogador de futebol mesmo!

Anônimo disse...

cara tenho todos os cds do charliebrown to nem aí se é bom ou ruim afinal nunca paguei 1 centavo pra ouvir as músicas tenho tudo em mp3 hehe =]

Viva aí internet e foda-se a música,os produtores e é claro a mtv >)

Anônimo disse...

No começo o som dos caras ainda não tava contaminado - era a visão clara do sujeito sem a influência da sociedade de consumo comprando o seu silencio para vender fast food e o estilo de vida porco-imundo-santificado-ôpa-ô da Europa e América do Norte.

Unknown disse...

ae SOoOu CHARLIE BROWN e nauM DESisTOoO NUca FALOW ....oq acONTEce Q os EMos TIPO NX ZÉ CISNE FRESCO ..TAoOo td NA miDIa MODINHA de emoOo ...soU CBJR até o final ...pq eles sao humildes e pq as musicas sao muito phoda ....CHARLIE BROWN , NAO PODE SER CONSUMIDO POR PESSOAS SINPATICAS ...by : DIG ...

The Blind Merkabah disse...

Essa época do CBJR era genial,principalmente no som...essa banda realmente mudou minha vida,eu sinto extrema saudade e desgosto pela consideração que o povo tem com essa banda,tanto que parei nesse blog procurando o encarte do disco (e apesar do post otimo,não achei ahahaha)...o encarte desse disco vale a pena de ver,saudades.

Essa banda fez historia.
E não é ruim.