quarta-feira, junho 27, 2007

Cult Of Luna - Somewhere Along The Highway


Vem da Suécia essa banda que consegue mixar diversos estilos sem transforma-los em "água e óleo".
Cult Of Luna (lindo nome, não?) toca um tipo de som que não existe há muito tempo, porém que já começa a ganhar certa popularidade, inclusive aqui no blog, porque, recentemente, eu e o Lipe viramos fãs de Isis. O que é esse estilo ninguém sabe dizer ao certo, mas muitos arriscam: "Progressive Doom Metal", "Sludge Metal", "Atmospheric Metal", e vai... vai... vai e cada vez mais os caras vão aperfeiçoando o som e se afastando dos rótulos. De certa maneira, pode ser um "doom progressivo", porque algumas músicas passam um clima bem sombrio e assustador, longo, cadenciado e que muda bastante no seu decorrer. Pode ser algo "atmosféricos", aliás, pode não; É! O som tem uma atmosfera muuuuiiito doida, algo de deixar o ouvinte chapado. No final das contas, é acima de rótulo e, talvez por isso, eu prezo muito.
Somewhere Along The Highway, de 2006, é, até o presente momento, o último álbum lançado pela banda. Começaram a carreira em meados de 1999 e esse álbum é o 4º. Existe um fato curioso que o rodeia: Após o lançamento, a banda regravou a música "Marching To The Hearbeats" e lançou-a no myspace com o nome de "Heartbeats". Após alguma semanas, foi removida para verem se a mesma sobreviveria em algum programa de compartilhamento. Segundo o tecladista Anders Teglund, isso foi um golpe contra a indústria fonográfica conservadora.
Segundo a crítica especializada, o Cult of Luna vem, pouco a pouco e juntamente com o Isis, revolucionando a cena musical contemporânea. Concordo com eles. Há muito tempo diversas bandas juntam agressividade com harmonia nos seus sons, mas nunca alguém fez dessa forma.
Extremamente preocupados em passar uma mensagem no som, os rapazes falam sobre os perigos do mundo globalizado e também dos direitos dos animais, sendo que 3 membros são vegetarianos. Algumas mensagens "ocultas" mostram que a banda possui também um pensamento um tanto quanto anárquico. Corram atrás das letras, de preferência as do primeiro álbum, que vocês entenderão. Quanto ao som, não precisa correr atrás. Tá aqui, ó: Download.
Trabalho realmente muito lindo e apavorante.

Nenhum comentário: