segunda-feira, julho 30, 2007

Biosphere - Dropsonde


Biosphere é uma one man band criada pelo norueguês Geir Jenssen, um especialista em trabalhar com sonoridades diferentes, experimentais e eletrônicas.
Dropsonde é mais um álbum em seu imenso catálogo, resultado de anos de trabalho que renderam certo reconhecimento lá para os lados da Europa, entretanto, no Brasil, pelo menos, raramente você encontrará alguém que conheça, e mais raramente ainda alguém que goste.
Ah, você se lembra do comercial europeu da marca de roupas Levi's que passou na TV em 1995? Pois é, a música que toca é do Biosphere. Hm, já ouviu o álbum Susbtrata? Ele é considerado como um dos melhores álbuns de música ambiente de todos os tempos. Também é do Biosphere.
Geir nasceu em 1962, num dos lugares mais frio da Noruega. Começou a lançar álbuns em 1989, mas compunha músicas desde 1983. Nessa época, seu som era uma espécie de eletrônico diversificado, mesclando influências de Acid House, New Beat, entre outros. Percebe-se que, desde jovem, Geir demonstrava interesse em explorar áreas mais inusitadas, não limitando-se a seguir tendências de moda ou criar o que todos gostavam, tanto que, a partir de 1990, mudou radicalmente para o som ambiente.
Dropsonde, seu 9º álbum com o nome Biosphere, incorpora elementos diversos, desde jazz clássico a cantos de pássaros felizes em um jardim.
Fatos curiosos: Geir é alpinista e segue esse hobby há anos. Segundo o próprio, isso lhe dá inspiração para compor e coletar samples. "Dropsonde" significa algo como 'um som enviado de um planeta a outro'.
Num ponto de vista geral, é um som bem agradável e diferente. Interessante de ser conhecido por todos e excelente trilha sonora para descansar após um dia longo de trabalho árduo no mundo capitalista em que vivemos.
Download.

Nenhum comentário: