terça-feira, agosto 21, 2007

Circle Of Dust - Brainchild


Circle Of Dust foi uma banda americana de metal industrial/electronica darkwave surgida um pouco antes da metade dos anos 90 e liderada por uma figura que já assumiu e ainda assume várias personalidades fictícias. Essa pessoa, eu a considero como uma espécie de gênio musical, pois viciei subitamente em seu último trabalho desde que conheci o mesmo. Esse cara é o Klayton, do Celldweller, e, por sinal, eu só vim a conhecer Circle of Dust por causa do Celldweller. Achei o som deles tão bom e versátil que me obriguei a achar bandas parecidas. Klayton chama-se Scott Albert, mas usa também o nome de Klay Scott. Na época do CoD, usava vários nomes para "formar a banda toda", mas fazia o trabalho praticamente sozinho.
A princípio, é muito difícil de entender a história da banda, porque houveram várias mudanças de nome, relançamentos de álbuns sobre outros nomes, remixes, sub-divisões... Enfim, muita coisa desnecessária de comentar, já que o som é brutalmente rico em elementos diversos que rendem um bom texto e uma boa audição.
Lançado em 1994, creio que o disco possui uns elementos bem futuristas. Arranjos eletrônicos, samples de filmes de terror, telejornais, entre outros e fusões inteligentes de teclado com contra-baixo fazem uma bela combinação com as guitarras sujas, pesadas e metálicas, sem esquecer, é claro, da bateria bem realista e usando e abusando dos 2 bumbos. Os vocais de Klayton são recheados de efeitos robóticos, coros desumanos, partes suaves e sussuradas ou simplesmente con uma sonoridade fora do padrão. A masterização e a mixagem também são boas, mas hoje em dia não causam tanto "auê", pois a diferença entre a produção de hoje e a de 13 anos atrás mudou muito; Hoje, tudo é muito mais evoluído. Mesmo assim, não soa ultrapassado em momento algum, e garanto que rende uma boa diversão se tocado numa "acid rave"! ;D
Recomendado para todos que curtem tal proposta ou que tenham vontade de conhecer. "Cranial Tyrant" é a música que mais me empolga, mas "Enshrined" quebra tudo também. Apesar de muita gente acusar a banda de ser uma cópia do Ministry, creio que não é bem por aí.
E você, o que acha? Baixe aqui e forme sua opinião.

3 comentários:

Felipe Eugênio disse...

Verdade, lembra e muito o Ministry, mas eu ainda prefiro e muito também o Ministry, mas as duas são bandas de dar dor de cabeça!

Anônimo disse...

Thanks

Anônimo disse...

comecei a gostar do trabalho do klayton com o CoD, mas o celldweller tbm é bem bom

só nao consigo achar ele um genio, nao sei, acho que eu nao saco muito de genios e derivados...