segunda-feira, outubro 22, 2007

Peccatum - Lost In Reverie


Só pelo fato de lançar um cd cujo qual possui as 3 primeiras faixas totalmente distintas, o Peccatum já me chamou atenção. Escutei-o inteiro, de uma vez só, e percebi tanta influência de estilos que não sei classificar. Dizem por aí que trata-se de uma banda de "avant-garde metal", mas e daí? Que diferença faz? Pra mim é algo bem original, e isso que importa.
A banda iniciou carreira em 1999, formada pela cantora Ihriel, seu marido Ihnsahn (da lendária banda de black metal Emperor), e seu irmão Lord PZ. Todos naturais e residentes na Noruega.
Lançaram 2 full-lenghts e um EP antes desse álbum. Lost In Reverie é calcado principalmente numa temática gótica, bem como em vocais líricos e teclados sombrios da mesma vertente. O mais intrigante, é que esse clima pode ser bruscamente quebrado por uma bateria rápida e massacrante, sem folga nos 2 bumbos, e uma rifferama de guitarra que varre tudo que estiver pela frente. A música clássica (influências de Mozart e Beethoven) também está presente em altas doses, tão altas que levam o ouvinte a uma época muito distante da que vivemos hoje. Definitivamente, as músicas possuem uma progressão assustadora e tende a agradar ou odiar, mas isso depende só do ouvinte. O tempo de duração das músicas é notável, porque nenhuma possui menos de 6 minutos. Provavelmente - ou certamente - é o álbum que mais possui a cara da banda, ou seja, do núcleo da banda. Lord PZ saiu antes do lançamento desse disco, então, por isso, Ihriel e Ihnsahn fizeram o álbum "meio a meio" e ainda o produziram no estúdio, bem como lançaram por conta própria.
Em março de 2006, desmancharam a banda para seguirem em trabalhos solos, mas continuam casados. Os motivos não são esclarecidos, todavia eu creio que foi pelo fato de ser um tipo de som impossível de executar ao-vivo e que não rende dinheiro só no CD, pois, como sabem, quase ninguém arrisca comprar algo que não conhece e pagar uma nota preta por isso.
Download.

Um comentário:

pyrrhocorax disse...

A Ihriel tem outro projeto dark/ambient/new wave, o nome é Star of Ash, mas ainda não ouvi.Se encontrar, seria uma boa postar.