sexta-feira, janeiro 04, 2008

Camper Van Beethoven - Key Lime Pie


Devido a corrupção dos membros criadores deste maldito blog, estamos assumindo as pontas por aqui, se você não gostou, vamos ver na queda de braço quem é melhor. Para cuidar desses problemas, o Cap. Nascimento também foi recrutado para botar ordem por aqui.

Essa banda de nome bizarro, Camper Van Beethoven, é mais uma banda Californiana, de Santa Cruz e tomou forma em 1983, e emergiu entre bandas de hardcore da localidade. De saco cheio da conversa do Punk Rock, acabaram por tocar uma mistura absurda de Punk-Rock, com Folk, World Music (como mexicana e do leste europeu), Ska, Country e Acid Rock, só pra torrar o saco daquelas pessoas mais "hard line", e acabaram entrando no rótulo do Rock Alternativo.
Começaram tocando versões country de clássicos do punk-rock, um bom exemplo é "Wasted", do Black Flag, que foi gravado no primeiro disco, Telephone Free Landslide Victory. A adição de um "tocador de violino" no line-up da banda deu a possibilidade dessa mistura imensa de estilos, é uma ótima salada musical, sem contar as letras humorísticas e sem noção.
Sem rodeios, vamos direto ao ponto, Key Lime Pie foi o quinto disco que o CVB lançou, no ano de 89, pela Virgin e foi o último antes deles se repartirem, e passarem os anos 90 inteiro sem tocar, voltando exatamente 10 depois, com dois disquinhos. Como uma forma de apresentação da banda pra quem não conhece, este é o melhor disco pra se começar; apenas 4 anos depois do primeiro disco, o grupo já era totalmente outro, com um rock mais direto, instrumental meio folk-country-rock sem muito psicodelismo e quase zero de ska.
Outra diferença bruta foi a perda do violonista original, por um de estúdio, porém foi muito bem utilizado na gravação. Acabou virando um disco mais ameno que os outros, ou mais "dark", como queira, num conjunto de belas canções, algumas com apelo pop, mas sem perder o espírito da música experimental e mostrando uma certa posição sócio-política, em algumas músicas, utilizando do humor pra criticar, o que não era muito comum.
O ano era 89, e não me impressiona que conseguiram algum reconhecimento por parte da mídia, mas sempre foram genuinamente do underground, e dificilmente, sairão. Tenho certeza que vocês irão ver mais material deles, enquanto nós estivermos no comando, então pode começar clicando aqui, ou na capa.

Um comentário:

Edmilson disse...

Ja comentei no outro post que achei isso estranho.

Mas falando sério, "Lincoln Hawk" (daquele filme do Stallone, que ele é caminhoneiro e compete em um torneio de queda de braço) e "Capitão Nascimento" (nem precisa dizer de onde) não são respectivamente pseudônimos pra "Felipe Eugênio" e "Julio" (de acordo com a primeira postagem do homem de preto)?

Sei lá, mas isso me veio à mente.

Seja como for, a bola tá com vcs.