segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Tool - Undertow


Sempre que a expressão "primeira metade dos ano 90" é citada, somos remetidos diretamente ao tempo em que o rock alternativo era o maior buzz musical, alavancado com o efeito Nevermind. Essa conversa mole que algumas pessoas ainda insistem em falar serve apenas para ilustrar o ponto que eu quero chegar: De todas aquelas bandas que emergiram com o boom alternativístico, tenta lembrar aí alguns nomes que seguem até hoje como grandes nomes?
Pois então, tu pode tentar lembrar só mais quatro, pois vamos falar de Tool agora. Banda de Metal que surgiu no exato ano de 1990 em Los Angeles é um delas. Transitando facilmente entre o Metal e o Rock Alternativo o Tool foi uma das bandas que introduziu o rótulo que sempre atribuido a eles, o Art Rock, que pode ser facilmente trocado por Rock Progressivo, com o Metal, de forma extremamente original, que garantiu o futuro da banda.
Este é Undertow, primeiro disco da banda, lançado em 93, mas não o primeiro trabalho. Previamente o grupo lançou dois EPs, um auto-intitulado e outro chamado Opiate, já mostravam o que estaria por vir, mesmo com um som ainda não definido. Se os EPs contiam muito de Thrash Metal, Undertow mostrou a face oculta da banda e o som que seria explorado em trabalhos posteriores, abusando da veia progressiva.
Fortemente influenciados pelos Melvins, tanto quanto pela parte do peso musical quanto pelas experimentações, gravaram um disco com brilho técnico, musicalmente complexo e agressivo, nas diversas facetas da banda: Inteligente; emocional e bruto. Esse disco marca não só o início da banda, mas também o começo de uma carreira muito controverssa e muito bem sucedida; Faixas escondidas em números sugestivos, encarte insano (que garantiu o proibição em alguns pontos de venda), clipes pra lá de estranhos, letras tratando de temas como religião, teorias científicas, e todo o lado obscuro do ser humano.
Não é a tôa, que o Tool goza de uma das maiores e mais fiéis legiões de fãs ao redor do mundo, uma das bandas que carregou a bandeira do metal durante as febres do Grunge, Pop Punk e New Metal. Download.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Album!
Parabens pelo post!

. disse...

Parabéns Lincoln ,Grande Post

Grande Banda