quinta-feira, março 06, 2008

Technical Itch - Diagnostics


Technical Itch, como já foi dito em outro post, é um músico adepto de uma sub-vertente do eletrônico chamada "darkstep", onde o som é caracterizado por linhas de bateria acompanhadas de um baixo e vários samples/efeitos obscuros, sombrios ou experimentais.
Após inúmeras audições deste Diagnostics e do recente EP Death Jazz, constatei que as linhas de bateria, no geral, são coadjuvantes. O que realmente leva prioridade e destaque no som são os samples e efeitos. Eles podem ser sons indecifráveis, vozes com efeitos ou teclados medonhos, e por aí vai. É caracterizado por músicas longas, a maioria passa dos 6 minutos de duração. Sinceramente, recomendo escutar com fones de ouvido, pois assim cada detalhe lhe será revelado. As baterias podem ser repetitivas e até artificais - são eletrônicas, considere - mas, felizmente, passam muito longe daquele som manjado e besta que a maioria das pessoas classifica como eletrônico. Eletrônico é um rótulo muito complexo e existem diversos sub-gênereos, portanto, não fique limitado a crer que eletrônico é só aquele "tuts tuts tuts" enfiado no seu ouvido abaixo pela maioria das rádios FM.
Diagnostics, lançado em 1999, possui 12 músicas e 1 hora e 3 minutos de duração. É um álbum que gostei bastante. As músicas mais velozes (em termos de execução) foram as que mais me agradaram. Aquelas onde há uma ligação com o real, ou com algum fato conhecido, como "Roswell" (dispensa explicações), despertam a criatividade do ouvinte. No meu caso, os barulhinhos futuristas criaram a imagem de um disco voador. Só para deixar claro, eu não usei drogas, mas escutei no escuro.
Amantes de música alternativa devem mergulhar de cabeça. Curiosos e sem preconceito, idem. Esse é um dos poucos sons eletrônicos com feeling que eu conheço. E você? Baixa ou não baixa? Download.

2 comentários:

Matias Leidemer disse...

Muito bom! :)

Lívia Caldieraro disse...

teria como me passar o link desse cd?