domingo, abril 19, 2009

…And You Will Know Us By The Trail Of Dead - The Century Of Self


O Trail of Dead foi uma das maiores surpresas no início dos anos 2000 para os fãs de Pixies, Sonic Youth, Fugazi e Superchunk. Uma banda que fazia um som ensurdecedor, com punch, com melodia NOISE e discos inteligentíssimos, tirando ainda a mística por trás de todas suas apresentações.
De Sources & Tags pra esse Century Of Self já se passaram 7 anos e dois discos pelo meio. Com acusações de terem perdido o fio da meada, ou pecado na criatividade, esse novo disco divide opiniões. A investida de soar épicos no meio do Noise Rock acabou se tornando algo quase visual, surge aí então o tal Art Rock, que até hoje não entendi muito bem.
No geral, achei um disco bem balanceado, viagens progressivas com flertes Glam, passagens épicas dão trégua a barulheiras desenfreadas. A grande diferença é que os momentos mais melódicos, mais calmos e elaborados predominam pelo menos em metade do disco. Não que isso seja ruim, até um pouco longe disso, o que vai determinar a validade disso é o ouvinte. Eu, como fã, achei o disco de certa forma inconsistente, muito balanceado, entre o esporro e a melodia bem trabalhada, porém, de uma visão mais crítica, o disco se apresenta mais completo que os anteriores, líricamente e conceitualmente.
Nota importante: Essa capa foi toda desenhada a mão, com uma caneta BIC pelo vocalista Conrad Keely. Acho que foi isso que fez eu dar uma nota maior, pois a única coisa que eu posso falar a respeito é: Faltou destruição. DL.

Nenhum comentário: