terça-feira, abril 21, 2009

Iggy Pop - Naughty Little Doggy


Até hoje não sei muito bem por que esse disco acabou se tornando um dos meus preferidos de toda a enorme carreira do seu James Osterberg Jr. aka Iggy Pop. Fora os clássicos de 77, Lust For Life e The Idiot, eu poderia muito bem escolher Blah Blah Blah ou Brick By Brick do hit "Candy", que também são considerados clássicos, ao contrário de Naughty Little Doggy que passa quase imperceptível dentro da discografia e é quase ignorado totalmente pela crítica.
De algum modo eu até concordo que o disco não é lá um 5 estrelas, mas pro inferno com toda essa conversa mole. Naughty Little Doggy é o décimo primeiro disco de Pop e tem as músicas mais roqueiras de toda a carreira, por isso faz eu ter um carinho tão especial por ele (tanto o disco quanto O cara), também pela boa produção, tipicamente anos 90: Hard Rock guitarrísticamente bem feito.
Sou da seguinte opinião: se a primeira música do disco for boa, 50% de chances de tu gostar do disco. Isso é totalmente relativo, mas eu gosto mesmo é de dar o play pela primeira vez e logo de cara, encher os ouvidos com música boa. "I Wanna Live" tem extamente esse papel, guitarra simples e viciantes, baixo encorpado, bateria esperta e um clima fanfarrão. "Knucklehead", um Hard Rock de primeira, "Innocent World", faz o estilo clássico de Pop e "Heart Is Saved", que é um punk rock urgente são os maiores destaques.
Já a parte negativa, são três músicas que não são um pé no saco, são na verdade uma tacada de baseball no meio das bolas: "Outta My Head", uma bad trip mística, "Shoeshine Girl", uma tentativa frustada de fazer um épico acústico e "Look Away", um tributo a Johnny Thunders, que não chega a ser ruim, mas é chata. Poderia ser simplesmente apagadas e teríamos um disco maravilhoso. Como não dá pra apagar do disco - em mp3 pode muito bem fazer isso se achar pertinente - o jeito é passar essas músicas e chutar o pau da barraca nas outras. Download.

Um comentário:

Vini-5 disse...

Iggy Pop é mestre !

Valeu