quinta-feira, janeiro 18, 2007

Johnny Winter - Saints & Sinners


Logo após o lançamento de Still Alive and Well, Johnny não perdeu tempo e no ano seguinte já lançou esse belíssimo Saints & Sinners. Considero esse disco bem diferente, pois nele há uma mudança meio brusca: Uma influência enorme de funk. Calma, é funk americano! Nada a ver com esse lixo do funk carioca. Sim, é lixo mesmo! Música sem criatividade, letras ridículas e "músicos" absurdamente sem talento algum.
Não pense, contudo, que seja uma coisa negativa a influência do funk americano, pois não é. Ele até usou-a em um disco anterior, o "Johnny Winter and Bluesband".
Há também uns coros femininos em algumas faixas, coisa que me lembrou os Rolling Stones em algumas de suas músicas, como "Simpathy For The Devil", por exemplo. Escute as primeiras faixas que você entenderá.
Nelas há, também, uma presença menor de solos e vocais mais limpos. Não entendi bem o porque, mas Johnny fixou-se mais em riffs e bases do que nos solos. Em outras faixas pode-se conferir alguns teclados, percussão e até um saxofone, como na faixa "Feedback On Highway 101".
Mas nem por isso é um disco sem aquele jeito mais rock/blues clássicos do Johnny.
Na terceira faixa, "Thirty Days" já começa a aparecer aquele clima bem rock and roll! ;)
As outras músicas são muito legais também, temos como exemplo "Rollin' Cross The Country", "Riot In Cell Block No.9" (lembra muito o "rock" anos 50, com aquelas paradinhas para o vocal e depois algum arranjo instrumental) e "Bony Moronie", que merece uma escutada especial! Riffs legais, solo matador e viradas precisas na bateria fazem dessa, na minha opinião, a melhor faixa do disco. Para finalizar, temos a música "Dirty" que é total country. A influência do estilo country foi deixada meio de lado nesse disco, mas apareceu em boa dose, pois essa faixa é muito boa! Ah, tem um solo de flauta nela também.
Baixe clicando aqui , e escute 11 faixas das mais variadas feitas pelo cara que eu considero como um gênio da música, totalmente criativo, versátil, técnico e com o mais importante: Muito feeling no sangue!

2 comentários:

Anônimo disse...

valeu por mais esse post, Julio. o pessoal TEM q conhecer mais a obra dessa fera.
Parabéns.
Loyola

Anônimo disse...

Cara ! Esses postos do Johnny Winter estão sensacionais. Como não vi email para contato, gostaria de saber se vocês conhecem uma banda chamada Dr.Didg, que faz um rock/fusion usando alguns instrumentos nativos da Austrália, um som conhecido como didgeridoo. O som não tem nada de folclórico e os músicos são muito técnicos. Não acho nada desses caras nem nas redes de compartilhamento. Caso vocês saibam alguma coisa poderiam deixar um toque por aqui. Valeu, abraços em todos os editores do blog.