segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Finch - What It Is It To Burn

Hoje de tarde, discutindo com o Julio e conversando, ele me disse que iria postar um disco de uma banda chamada Atreyu, então como eu iria upar, resolvi escutar, eu tinha aquela imagem de uma banda viadinha com gritinhos, pois bem, escutei e vi que não é beeem por aí e lembrei de uma velho conheçido, o Finch.
Há algum tempo atrás tivemos a explosão de bandinhas como MCR, The Used e cia, consecutivamente me deparei com o Finch, talvez não, com certeza a melhor banda que vinha dessa onda, e que rotulada de uma forma errada, parou nos ouvidos errados e ficou com a imagem que têm (Se você não conheçe a tal imagem, deve conheçer ao menos a das outras bandas).
What It Is It Burn é um cd animal, re-escutando ele de novo pudi perceber isso, parte instrumental, gravação, habilidade e tudo mais. É um som pesado, cheio de arranjos, batera animalesca, cheia das quebradas, com várias passagens de bumbo duplo, explorando bastante os pratos de condução e toda a habilidade de Alex Pappas (Que infelizmente largou a banda). As duas guitarras fazendo duelos de riffs ficam completos com os vocais loucos de Nate Barcalow, que varia entre a voz melódica e os gritos, que lembra muito nosso velho conheçido Mike Patton, mas de uma forma que não fique massante como outras bandas de voz alternada.
Eu não sei quantas vezes já escutei esse cd na vida, e cada vez vejo que é muito bom, não há músicas para jogar fora, mas há aquelas que tu curte mais, e pra mim eu indico a faixa de abertura "New Beginigs", com riffs matadores, batera muito quebrada e um ótimo refrão, dão um baita "Bem Vindo". Também dou destaque pra "Perfection Trough Silence" (Que introdução! Quanta energia!), a sem noção Project Mayhen, que é quase um noisecore, com instrumental muito rápido, voz gritada e enfeitada, com eletrônicos, fazem a faixa caótica do disco e por final a música "Ender" (Mas que não é o "End" do disco), que mostra a banda consegue trabalhar muito bem a melodia, com uma balada, que se mostra muito bem feita no meio adiante.
Se fosse para rotular eu chamaria de Pós-Hardcore ou Rock Alternativo mesmo, nada de Screamo ou coisas do gênero como algumas pessoas costumam fazer, e sujar este belo trabalho, que muitas vezes, o pessoal não dá muito valor, pra conferir, clica na capa e faz o download.

3 comentários:

richardjal disse...

Escuto esse disco desde 2002...As duas melhores sao as que o Daryl Palumbo do Glassjaw canta.Uma é essa Project Mayhen, que realmennte é foda...a outra é uma que o refrao fica: "are you happy, I´ll decide, theses stories are so warm...", em dueto com o nate...muito foda...grande banda...
e o segunda cd é bem diferente, eles partiram ainda mais pro estilo do Glassjaw...vale dar uma conferida, acho que o disco chama Say hello to sunshine...

Felipe Eugênio disse...

Oi Richard, é esse mesmo no nome do cd do Finch, ficou bem mais experimental mesmo, um som diferente. Já vi em diversas entrevistas que o nate diz que as influencias da banda são o glassjaw e o FNM. O cd é bom, mas perdeu qualidade na saída do Alex Pappas.

Anônimo disse...

Legal o som dos caras... A voz do vocalista é rapida e bem afinada. Stay With Me tem uma bateria chapada.