segunda-feira, março 05, 2007

The Clash - The Clash

Há alguns anos, bem mais que alguns, quem sabe a um bom tempo atrás, surgiam bandas que mudavam o cenário musical, e o Clash, com seu punk de base, e principalmente pela sua atitude fizeram não só a Inglaterra, mas o mundo inteiro.
Não preciso ficar falando muito deles aqui, pois a importância deles é evidente em todas as bandas que viriam após eles e os Pistols, é o conheçido "fenômeno de 77".
Ao contrário dos Pistols, o Clash era uma banda mais séria, pois todos sabem daquelas histórinhas de farça dos Pistols, que eu acho brilhante. Enquanto Johnny Rotten e cia usavam sempre o niilismo, o Clash era uma banda muito mais inteligente, e saía atacando a todos com temas politizados, botando toda sua rebeldia em forma de música, em forma de vestir, pois o que queriam mesmo era chocar todo mundo, pra eles prestarem atenção no que eles estavam dizendo.
E esse é o primeiro disco do Clash, auto intitulado, lançado no emblemático ano de 77, sendo que a banda nasceu em 76. O Clash com certeza, é aquela banda que vai estar sempre no meu top ten de bandas, pois após escutar o disco London Calling, tive uma outra visão sobre música. O que eu mais acho interessante sobre eles, é que o som não era aquela agressividade dos Pistols, mas sim a atitude, de combinar o punk com outros som, como o reggae, o dub e o rock'n'roll, todos sons que vêm da rua, do pessoal lutador, assim como o Clash, que veio lá do subúrbio pra meter a boca no trombone.
No total são 14 músicas (Na versão Inglesa), entre elas clássicos como "Janie Jones", "I'm So Bored With The USA", "White Riot", "Hate & War", London's Burning (Só o Clash para escrever uma música como esse nome) e "Cheat". Nos EUA, o disco demorou até 79, para sair por lá, pois de 77 até 79, o número de importações era algo absurdo. E com o lançamento dos outros discos da banda por lá, e pelo resto do mundo, o estrago estava feito, já haviam estragado muitas cabeças jovens que iriam no futuro continuar a carregar a bandeira do movimento punk.
O Clash pode ter acabado, mas vai morar sempre dentro dos corações de todos seus fãs, assim como eu, clica na capa e baixa o som.

Nenhum comentário: