segunda-feira, março 26, 2007

Red Hot Chili Peppers - Blood Sugar Sex Magik

Até uns anos atrás, as melhores definições que existiam para o Red Hot eram Rock Alternativo ou Funk Rock, porém a partir deste disco ocorreu um fenômeno, que fez com a banda começasse gradativamente largar sua raíz de música chutada e loca para algo mais calmo e mais audível.
Tenho um amigo meu que "conheçia" Red Hot apenas dos cd's Californication para frente, quando eu botei o Mother's Milk, ele se assustou, perguntando que tipo de bizarrice era aquela? Bom, aquele é o Red Hot louco e insano que eu gostaria de ouvir novamente, mas o lance aqui é o Blood Sugar Sex Magik.
Após o grande sucesso underground que a banda teve com Mother's Milk, principalmente com "Higher Ground", era hora de gravar um disco novo, e agora o cargo de produtor era o "mestre de fazer disco bom", Rick Rubin. Se juntaram em uma mansão do propriedade do produtor, e gastaram mais ou menos 6 meses de trabalho, o perído de incubadeira das idéias, criação de ritmos, letras e tal, e em Setembro de 91, estava pronto o quinto álbum batizado de Blood Sugar Sex Magik.
Aí que começa a histórinha que eu começei a falar no início, esse disco traz músicas como "Give It Away", primeiro grande sucesso da banda, "Under The Bridge", baladinha que toca nas rádios até hoje, "Breaking The Girl" e a insana "Suck My Kiss".
Com a estardalhaço que a banda fez com esse disco, acabaram saindo como os "Headliners" do festival de música alternativa Lollapalooza, e hoje é considerado por muitos o melhor trabalho da banda. Bom, após o lançamento do disco, a banda teve uma grande perda que foi a saída do guitarrista John Frusciante, que largou a banda, para fazer carreira solo, e principalmente se entregar as drogas. Então voltou pra gravar o disco Californication, onde fizeram a fórmula "Red Hot" de fazer música, que continua até hoje, que tirou o lugar das loucuras e misturas do Funk com a Psicodelia, que lembra muitas vezes músicas do Hendrix.
É Swingão, batera quebrada, linhas de baixo ultra insanas, e a voz inigualável de Kiedis, e tu pode baixar clicando na capa.

2 comentários:

Sam FIsher disse...

Fikei ate triste agora!
Esse cd é do caralho, bem diferente dessa merda de arcade stadium q eles lançaram.

Julio Cesar disse...

Concordo 100%!
Stadium Arcadium é muito ruim.
Mas falando sobre o Blood Sugar, eu adoro a faixa "I Could Have Lied", pois sempre me lembro de uma certa moça quando o Kiedis canta: "The stare she bares cut me!". Tudo a ver com uma situação que vivi.