quarta-feira, março 14, 2007

The Stooges - Funhouse

Após o maravilhoso Machine Head, a execução dos clássicos não para, e dessas vez, vem de Michigan, nos EUA, com um dos maiores nomes da música, senhoras e senhores, STOOGES!
Começar a escrever algo sobre eles é extremamente difícil, eu fico meio que sem palavras para fazer algo a nível da banda, algo que se compare a magnitude da banda, e lógico, não consigo, mas eu tento, vamos lá.
Os Stooges começaram em 67, com a lenda viva Iggy Pop, os irmãos Asheton e Dave Alexander, e tocavam blues, porém, após ver um show do Doors, eles perceberam que poderiam tocar blues de uma maneira diferente, bem diferente, então em 69, gravaram seu primeiro disco, auto intitulado.
Assim como Funhouse, de 70, os discos venderam pouco, mas o que importa foi o impacto que eles deram dentro do Underground e que ainda há. São obras imortais, que tu põe pra tocar e sente a energia vibrando nos acordes dos solos raivosos de Ron Asheton, e nos gritos absurdos de Iggy, botando tudo pra fuder, sem dó e piedade.
É escutar "T.V. Eye" ou "Loose"e sair correndo pra aumentar o volume, e ficar pirando, batendo o pé, batendo com a cabeça na parede, e imaginando, como esses "fia das puta" conseguiam fazer um som tão afude em tão pouco tempo e uma produção tão precária.
A banda então ficou "famosa" pela suas apresentações retardados, botando pra fora toda a loucura e rebeldia, como os stage dives de Iggy ou subir no palco com um aspirador de pó, usando como instrumento. O reconhecimento da banda realmente veio no terceiro cd, Raw Power, que você pode conferir a histórinha olhando no post do cd, mas que não tira o brilho dos outros discos.
Já que a semana é do Rock'N'Roll, toma Funhouse, a personificação do Rock rebelde e agressivo, em sua melhor forma, clica na capa e aumenta o som!

3 comentários:

Julio Cesar disse...

Pois é, Lipe!
Nós tentamos e tentamos, mas descrever precisamente o valor e a potência dessas bandas é algo desumano! Hhuehue!

Felipe Eugênio disse...

é o tipo de disco, que de 10 bandas, 10 se influenciaram num disco desses.
É Rok'n'roll filhote!

Anônimo disse...

PATAKAPAEU!!!

nunca fui fã de carteirinha do Iggy Pop... [preconceito?], mas depois de ouvir esse som, o mundo mudou...

VALEU!!!