terça-feira, março 13, 2007

Deep Purple - Machine Head


Deep Purple é clássico indispensável! Simplesmente um dos maiores expoentes do rock/heavy metal setentista e que faz a alegria da "velharada e mulecada" até os dias de hoje.
É aquela típica banda que tem tudo para agradar a todos, seja dos mais velhos até os mais novos, como foi dito ali em cima.
Esse disco aqui foi gravado em 1972, com a formação clássica que conta com: Ian Gillan (vocais; mais tarde foi para o Black Sabbath gravar um álbum), Ritchie Blackmore (guitarra), Ian Paice (bateria), Roger Glover (contra-baixo) e Jon Lord (teclados). É, para a maioria dos fãs, o grande clássico deles de todos os tempos! Concordo com essa maioria, porque esse disco aqui realmente é coisa de outro mundo.
Não entendo como algo assim foi feito em 1972; e mais, como soa atual até hoje? É incrível! Por isso que o Deep Purple é mais uma banda já imortalizada.
O estilo aqui é uma mistura de heavy metal, hard rock, psicodélico e, em algumas faixas, rock progressivo. A sonzeira começa com "Highway Star", música composta por refrão viciante, vocais rasgados e roucos de Gillan, solos cabulosos de guitarra e teclado e velocidade avançada para a época! Essa música é tão boa que eles tocam ela em todos os shows até hoje, e ela está inclusa no clássico game para Super Nintendo, Rock and Roll Racing, jogo que fez e faz a alegria minha, do Lipe e de muitas outras pessoas até hoje! Está aqui também a música "Lazy", com uma intro muito foda de teclado e longos e prazerosos 7 minutos num clima bem blues/rock, cheia de solos. Você entrará também a música que, possivelmente, possui o riff mais marcante da história do rock: "Smoke On The Water". Quem não conhece? Nem precisava perguntar, né?! Creio que todo mundo já ouviu esse riff em algum lugar. É clássica mesmo, nota 10! Pra fechar o disco, em grande estilo, vem "Space Truckin'", outra que é tocada até hoje e vicia muito, muito, mesmo.
São "apenas" 7 faixas, cheias de genialidade, técnica, atmosfera, talento e tudo mais. Qualquer fã de música, independente do estilo, deve dar uma escutada nesse disco. Essencial para qualquer fã de rock verdadeiro e dos bons.
Tá esperando o que se não conhece? Baixe logo e depois compre, pois esse aqui é indispensável em qualquer coleção! Seja de vinil, cd original, mp3...

3 comentários:

Anônimo disse...

na minha opinião: O MELHOR DISCO DE TODOS OS TEMPOS !!!!! abraços. André (Joinville-SC)

Ser da Noite disse...

Concordo com o André.

[ ]s

Anônimo disse...

Classico indispensavel!