quinta-feira, maio 03, 2007

Immolation - Close To A World Below


Muitas referências já foram feitas à essa grande obra, e me senti na obrigação de repostá-la, pois, além de um álbum que qualquer fã de death metal deve ter o prazer de conhecer, é um dos meus cd's preferidos dentro do estilo e a resenha que eu havia feito em Outubro do ano passado é caso para reler e rir, devido à tamanha mediocridade com a qual foi escrita.
Eu fico espantado quando vejo que a popularidade do Immolation na cena death não é grandes coisas, e o número de pessoas que conhecem a banda, então, é quase mínimo. Fato lamentável, porque, surpreendentemente, álbuns bons é o que não faltam na história da banda. O que falta é a divulgação, só pode ser isso.
Desde a metade da década de 80 até os dias de hoje, seus álbuns são muito marcantes e, incrivelmente, conseguem soar diferentes um dos outros, sem sair fora do estilo. Fiquei feliz em ver que não sou o único a pensar deste modo, pois, em uma entrevista concedida à revista Rock Brigade, o vocalista do Behemoth disse exatamente a mesma coisa, e por isso considera o Immolation uma banda clássica.
Dotados de riffs marcantes e repetitivos, acompanhados de linhas de bateria muito complexas, rápidas ou técnicas e um vocal sempre gutural, a banda é muito original. Eu, pelo menos, reconheço de cara ao escutar.
Close To A World Below é de 2000, e logo na primeira faixa, "Higher Coward", você pode ficar atordoado! Começa com uma intro só de guitarras, logo na seqüência vem uma voz dizer que "alguém falou que Jesus estava voltando", e após isso o silêncio aparece para ser quebrado bruscamente em um mínimo segundo com a entrada de todos os instrumentos que executam aquilo que eu falei ali em cima, ou seja, riffs marcantes e repetitivos com a linha de batera muito cabreira. "Furthest From The Truth" é outro som destruidor, talvez por ter a execução instrumental mais rápida do CD e um refrão viciante. Já a que vem após essa, "Fall From A High Place", tem uma linha mais progressiva, pois muda muito no seu decorrer e os arranjos são nota 10, tanto em execução como criação, pois a versatilidade é extrema. "Unpardonable Sin" começa só com riffs de guitarras, estes estão entre os mais marcantes do CD. Aliás, esse som é um dos melhores, porque me surpreende muito, devido ao seu tempo geralmente quebrado, solo grandioso e as letras extremamente inteligentes do Immolation, cheias de contestação, críticas inteligentes e linguagem culta. "Lost Passion" tem uns arranjos de bateria muito massa, e, novamente, um andamento mais progressivo. Porra, já falei quase do CD inteiro! Também, recheado de músicas boas do jeito que é, fui me empolgando e já leu né... Ah, dê uma escutada também na faixa título, que é a mais longa do disco. Esse som, que, aparentemente, fala sobre o Inferno, me passa uma sensação cabreira! O modo como os riffs são tocados, a velocidade, a masterização/mixagem do disco que deixou tudo muito único, algo que só ouvi nesse álbum até hoje. Mas, se você analisar a letra afundo, verá que esse "Inferno" é justamente o planeta no qual vivemos. Corrupção, dor, pessoas cegas, auto-destruição, luxúria, ganância e falta de esperanças, são sentimentos que descrevem, no mínimo, 80% dos habitantes do planeta.
O melhor do Immolation, sem sombra de dúvidas.
Hoje em dia, infelizmente, a banda parece estar decaindo. Quem escutar o Shadows In The Light (só sai oficialmente terça-feira, dia 8, mas você pode baixá-lo no link) vai perceber que, a começar pela gravação, a banda anda meio desleixada e a composição dos sons um tanto quanto largada.
Close To A World Below é death metal pra quem realmente curte peso, velocidades alternadas e um trabalho indiscutivelmente bem feito. Não são só blast-beats, não são só cadências. Não é só técnica, não é só coisa simples. Não é death qualquer, é death à la IMMOLATION!
Download.

Nenhum comentário: