sexta-feira, julho 13, 2007

Fishbone - Give a Monkey a Brain and He'll Swear He's the Center of the Universe


Quando se fala o termo Funk Metal, o que vem a sua cabeça? Red Hot Chilli Peppers não? no máximo Faith No More com "Epic", mas pouca gente sabe que antes de bandas como Primus, Jane's Addiction e Rage Against The Machine ganharem fama e sucesso com este estilo, era já era detonado pelos malucos do Fishbone, no finalzinho da década de 70, na mesma localidade de L.A. que surgiram boa parte das outras bandas citadas.
Boa parte da história dos caras já foi comentada aqui no blog, mas faz um bom tempo, quando foi postado o segundo disco deles, Truth And Soul que é aclamado como um dos melhores. Depois do lançamento desse discão, como se fosse pouco, eles ainda mandaram o Reality Of My Surroundigs, e extremamente bem recebido pelo público, principalmente os fãs da música alternativa, que estavam começando a entrar em evidência no iníco da década passada. Give a Monkey a Brain... é o álbum que segue este que foi falado, e mostra como a banda iria enfrentar esse novo mercado musical que estava totalmente focado no Grunge.
A Popularidade da banda crescia cada vez mais, na mesma medida que os conflitos internos também, e refletiram direto na sonoridade desse disco, o último a manter o line-up original. A banda deixou bastante de lado seu espírito de black music, do funk, do ska e dos sopros, e fez um álbum mais orientado pelo Heavy Metal e Hard Rock. As três primeiras músicas são Rockzão, bem diferente do que a banda fazia ultimamente, mas não chegam a ser ruins não, porém os fãs mais hardline viraram a cara pro disco, mas é um som massa, escuta "Black Flowers" pra "ver", um hard-rock de refrão chicletão, muito legal. Mas depois o disso, a miscelânea é começada com "Unyielding Condition", um skazão que lembra o nosso Paralamas, e nas músicas seguinte há funkzões, fusões entre ska e hardcore, Soul e uma doidera sem tamanho chamada "Drunk Skitzo", e é essa a melhor parte do cd, o som que caracteriza o Fishbone: Mistura ideal de todos os son pra curtir de boa e sussegado.
Apesar de não ser tão bem falado quanto os outro discos, ele rende umas músicas bem massa, vale a pena dar uma conferida, e sem esqueçer, esse disco aí foi um amigo que andou esses dias pedindo aí no blog, te diverte. Já sabe né? clica na capa.

2 comentários:

Anônimo disse...

por favor posta A.F.I.

Anônimo disse...

ae

vlw por atender o meu pedido