sábado, janeiro 12, 2008

Lighting Bolt - Hypermagic Mountain


Lighting Bolt é o que eu costumo chamar de "banda Grindcore de nerd". Formado em 94, em uma local onde não costumamos ter muitas notícias sobre música, que é o estado de Rhode Island, na cidade de Providence, o Lightning Bolt é uma dupla que toca Noise Rock barulhento e extremo.
O grupo se conheceu na faculdade de Design de Rhode Island (RISD, lugar que já deu origem para outras bandas como os Talking Heads e Black Dice), e no seu início, tocavam em forma de trio, mas pouco tempo a banda decidiu seguir apenas com Brian Chippendale na bateria e "vocal" e Brian Gibson no baixo, fazendo um dos sons mais desconcertantes que eu já ouvi.
Extremamente influênciado pelo Noise japonês, como o Melt Banana, por exemplo, e avant-garde jazz, o duo faz com que bandas de Grindcore tirem o chapéu pra som dos magrões. É impressionante ver o que Chippendale é capaz de fazer com um drumset tão simples, pois a simplicidade acaba quando o cara monta no banco e desce o sarrafo no seu "kitzinho", mandando linhas de bateria totalmente alternadas, cheio de quebras de ritmo e improvisação, que ainda sobra tempo para soltar uns vocais doidões, com seu microfone de contato socado dentro da garganta. O trabalho de Gibson também é impressionante, o jovem tira sons inimagináveis de um baixo, com uma afinação totalmente bizarro, com milhares de efeitos, abusando da distorção e principalmente a habilidade do monstrengo, faz da audição da banda como uma bigorna caindo do céu, direto no teu melão.
Por mais estranho que Hypermagic Mountain possa ser, ele é considerado como o disco "pop" do grupo, por ser o mais audível e de mais "fácil acesso". Hypermagic Mountain, de 2005, é o quarto disco da dupla, e por enquanto o trabalho mais atual, ele é sucessor do aclamado Wonderful Rainbow, de 2003, e como todos os álbuns da banda, são lançados pelo selo Load, referência da música noise / experimental / underground americana. Pro inferno com "pop" e "mais audível", essa porra é um dos lances mais infernais que podem existir, pra provar, clica aqui e te prepara pro pior.

Nenhum comentário: