segunda-feira, janeiro 07, 2008

Ramones - Ramones


Esses pirralhos não tem jeito mesmo, com tanto tempo de blog e tantos disco, não nada dos Ramones, absolutamente NADA, nem se quer alguma coletânea, então vou corrigir o erros desses bastardos, preenchendo essa lacuna com o primeiro disco de uma das maiores bandas de toda a história, fato.
Contar a história da banda é algo desnecessário aqui, pois no mínimo, 50% das pessoas que estão lendo isso devem saber, pelo menos deveriam, coisas como: De onde surgiu o nome da banda e o nome dos quatro integrantes.
O fato mais interessante da longa carreira que deve ser sempre comentado é como eles começaram a tocar o som chamado de Punk-Rock. Em forma de trio, e um nome bizarro, Tangerine Puppets, a banda era fã de Beatles, Beach Boys e Stones, porém eles não conseguiam, de tão péssimo que eram. Com um pouco da influência das bandas de proto-punk que fervilhavam na metade dos anos 70 em Nova Iorque, CBGB's e tal, os Ramones resolveram fazer seu próprio som para nossa alegria e podem ser creditados como a primeira banda de Punk-Rock.
Sempre que se fala em movimento Punk na mídia, falam em 77, Pistols e Clash, descrevendo a música como "basicamente 3 acordes". Nenhuma banda no mundo se encaixa nessa descrição, muito mais que as bandas inglesas, que até solo faziam! Nada disso, Johnny e Dee Dee eram só a base de power chords e com muita velocidade. Apesar da banda ter sido um dia, uma das mais rápidas do mundo, tocarem mal e gravarem com muito do espírito DIY, desde o início a banda teve contrato com uma major, a Sire Records, da Warner. Isso é facilmente intendível quando voltamos um pouquinho atrás, e lembramos das influências da banda, pois eles queriam ser uma banda pop acima de tudo, e por isso sempre tem músicas como "I Wanna Be Your Boyfriend", porém ao mesmo tempo, eram um bando de babaca, e escreviam músicas sobre cheirar cola ou sobre filmes de terror, facinante!
Muita gente prefere ouvir os discos ao-vivo dos Ramones, pois em estúdio elas são mais lentas e com uma "certa produção", enquanto no show a banda botava pra fuder e tocava rápido pra cacete e é por isso que o primeiro disco da banda é tão bacana. Gravado em menos de 20 dias, de forma mais simples possível, e mais barata, essa jóia foi lançada em 76, pouco tempo depois da gravação; som crú e tosco, nada de produção ou efeitos, punk-rock simples e direto na tua face em 30 minutos cravados.
O álbum inteiro é formado só por sons clássicos do quarteto, que tocava metade do disco até os últimos dias da carreira, como por exemplo, no último show deles, gravado o disco We're Outta Here, temos 5 das 14 de todo o disco: "Blitzkrieg Bop" (Precisa dizer algo?), "Beat On The Brat", "Listen to My Heart", "53rd & 3rd" e "Today Your Love, Tomorrow the World". Se até hoje tu nunca ouviu esse disco, eu tenho que te perguntar "Em que caverna tu andou morando tua vida inteira?". Levando em conta tudo que eu escrevi, a verdade é que eu não tenho palavras pra dizer o que é Ramones, então faz, o seguinte, escuta logo essa bagaça e para de ouvir merda.

3 comentários:

Unknown disse...

Era Tangerine Puppets o nome da banda pré-Ramones.

Felipe Eugenio disse...

Troquei o P por um M, valeu aí cabeça de algodão doce.

Unknown disse...

O download nao funciona ....