quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Screaming Trees - Dust


O Screaming Trees foi uma das bandas surgidas em Seattle e arredores, porém a banda nunca ganhou a mesma fama dos companheiros como Alice in Chains, Soundgarden e Nirvana. A fama pode ser que não veio por culpa da própria banda, quando eles lançaram o disco Sweet Oblivion em 92, o disco mais famoso e campeão de vendas da banda, pecaram na hora da divulgação, com poucos shows e muito tempo sem gravar.
Aí que chega o ano de 1996, o Grunge já estava sumindo da mídia quando eles resolvem lançar material novo, esse chamado Dust. É uma pena falar desse disco em tais circunstâncias, pois se ele fosse lançado 2 ou 3 anos antes, com certeza, o grupo seria igualado à Pearl Jam e cia.
Deixando de lado esse papo de "fracasso", uma coisa é certa: Dust é um puta de um disco. Marcando o último full lenght de inéditas da banda, a distorção e a sujeira que sempre marcou a banda entra em mistura com Hard Rock, Blues e Folk, e as clássicas doses de Piscodelia, que garantiram o rótulo de Neo-Psicodelia. Longe de ser uma mera continuação do álbum anterior, que rendeu várias cifras, a banda trocou de produtor e fez um disco muito mais consistente, ou entra palavras: Bem melhor. Refletindo nos trabalhos solos do vocalista Mark Lanegan, esse discasso ganhou bastante influência dessa experiência e ganhou o uso de cítara e teclados, elevando o som a um outro nível e deixando pra trás todo o passado da banda, de pouca produção, para ser o trabalho definitivo.
Com dois singles de sucesso moderado ("All I Know" e "Dying Days") a banda fez uma turnê que durou quase dois anos, contando com Josh Homme como guitarrista de suporte, após o fim do Kyuss e antes de criar o Queens. Após a turnê, em 2000 a banda oficializou o seu fim e depois disso, nunca mais se ouviu falar, mesmo assim, ainda existe que admira a banda.
Download.

Nenhum comentário: