domingo, fevereiro 17, 2008

Slint - Tweez


Slint foi um quarteto americano que teve uma duração de 6 anos e 2 discos lançados, e hoje são uma das bandas ícones dentro do underground, do rock independente, mais especificamente do Math Rock e Post-Rock...
- "..e comé que pode ser verdade uma porra dessas, hein Batiman? Me explica essa porra"
"É simples comissário", esses quatro magrões de Kentucky, resolveram formar uma outra banda após o final de sua primeira, a Squirrel Bait, grupo da segunda onda punk americana. Além de criatividade e talento, o grupo contava com a ajuda de um dos mestres da música underground, sir Steve Albini (pra quem não sabe ele era o mentor do Big Black e produtor de alguns disquinhos como Surfer Rosa e Head).
Tweez foi o primeiro álbum deles, gravado em 87 e lançado apenas em 89, lançado pelo super selo Jennifer Hartman Records (?). Como álbum de início, ele mostra os primeiros passos da banda que chegaria ao ápice no segundo e último disco, o clássico Spiderland, mas sem comparações, vamos falar do que nos espera em Tweez.
Abusando do termo Math Rock, são músicas que carregam muito pouco de estrutra comum, seja no ritmo, voz, letras e nome de música. Como é de esperar, é um baita Noise Rock, som tenso e aquela neurose do Hardcore, em meio à uma neblina de guitarras dissonantes, de som áspero e sem velocidade demarcada. Outro aspecto marcante é o uso dos "vocais", que na maioria das vezes é trocado por diálogos, falas e barulhos no lugar de um vocal, propriamente dito.
Se as músicas não são muito "normais", o nome delas não podiam ser diferentes: Das 9 músicas, 8 delas, os títulos foram tirados do nome dos pais de cada integrante, ex.: "Ron", "Carol", "Kent", com exceção da última música, "Rhoda" é o nome do cachorro do baterista Britt Walford. Após o lançamento de Spiderland pela Touch And Go, a banda conseguiu relançar esse disco novamente pelo novo selo, mas isso só em 93.
Para aqueles que gostam de música experimental, música barulhenta, intensa e honesta, essa é uma boa oportunidade. À pedidos... Download.

6 comentários:

Anônimo disse...

posta helmet

Mute disse...

EXCELENTE ALBUM
nao encontrava em lugar nenhum, so espero que nao esteja em 128k

ja que tamo falando de post rock aqui podiam postar algum album do tortoise
ou explosions in the sky

valeu

Felipe Eugenio disse...

Helmet...
Afterstate - http://fuktmp3.blogspot.com/2007/02/helmet-afterstate.html
Betty - http://fuktmp3.blogspot.com/2007/01/helmet-betty.html
Meantime - http://fuktmp3.blogspot.com/2006/10/helmet-meantime.html

mute, o cdzinho está em 192k, enjoy.
sobre post-rock, eu tenho "Programado" um disco do sigur rós e um mogwai.

Renato Albuquerque disse...

rapaz, não teria como upar again o surfer rosa?

Felipe Eugenio disse...

hei renato, está no ar o Surfer Rosa

DH disse...

Poderiam re-upar o Tweez?
Valeu!