sexta-feira, março 14, 2008

Nikola Sarcevic - Lock Sport Krock


Seria totalmente clichê começar com um "Não é de hoje que vocalistas de bandas grandes, costumam mudar um pouco o som e entrar em carreira solo", mas de qualquer jeito, esse disco não foge da regra.
O nome estranho, é de origem suéca, Nikola Sarcevic é vocalista de uma banda bem conhecida entre nós jovens, o Millencolin (Que tem álbum novo marcado para lançamento 07/04), banda de punk rock estilo californiano feito na europa, no mesmo estilo das outras bandas da Burning Heart, como os Satanic Surfers e No Fun At All, popular entre os skatistas, mas que hoje desfrutam de péssima popularidade, devido a mudança drástica de som, do punk ska rápido e cheio de melodia pra um pop punk chicletão e enjoado, aquela mesma frescura que outras bandas fazem de querer rotular o som apenas como "Rock", pica pra eles.
Deixando pra trás a minha bronca com a banda do cara, Nikola Sarcevic entrou em estúdio pra gravar seu primeiro disco solo em 2003, logo após o final da turnê de Home From Home, disco bem meia boca. A proposta em Lock Sport Krock passa bem longe de sua banda, e investe basicamente no folk rock, de instrumentação acústica e cheio de arranjos bonitões e tal. Violões, gaita, harmonica, orgão, piano, percussão e tudo mais, músicas de andamento lento e cheio de feeling, muito bem construídas e executadas.
Nikola Sarcevic não foi o primeiro a se arriscar nesse tipo de música, vocalistas de outras banda do estilo já se aventuraram no folk rock, como o Greg Graffin do Bad Religion, Joe Cape do Lagwagon e Tony Sly do No Use For A Name, mas nenhum deles, na minha opinião, bate esse disco. Então, talvez tu já deve tá achando que esse é um disco perfeito, mas não, eu acho um grande ponto fraco que é as letras, pois como o inglês não é sua primeira língua, fica um clima de "eu já ouvi isso antes", pois na maioria são músicas "românticas", ou de coração partida, de um ponto de vista bem cínico, mas pra quem ta estudando inglês, é uma boa pedida, pois a pronúncia do cara é muito boa, e nesse clima acústico, tu nem precisa de um encarte pra entender as letras.
Por sorte, esse projeto não é como de muitos outros, que apenas tiram um "xerox" de sua banda, essa variado de som rola muito bem, e me lembro até hoje, quando peguei esse disco pela primeira vez, logo que foi lançado, acho que nunca esperaria um disco desse tipo desse cara, um álbum fácil de curtir, totalmente sincero e gostoso de ouvir, melhor pedida pra escutar após um dia cansativo. Vai querer? Aqui então.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!