sábado, maio 10, 2008

Born Of Osiris - The New Reign


Como pode algo soar genérico e inovador? Surpreendente e normal? Concreto e abstrato? Cada vez mais eu fico crente de que (quase) nada é impossível dentro da música. E tudo isso aí são características do som do Born Of Osiris, banda americana que já existe há alguns anos, mas que antes se chamava "Rosecrance" (fora os outros nomes antes desse). The New Reign, debut dos rapazes, lançado em 2007, consegue fazer essa mistura surreal. Bases simples e genéricas, características do hardcore moderno (aquelas bem "tam-tam-tam-taram-tam", manja?), são fundidas a arranjos de outro mundo, técnicos e repentinos, inteligentes e sofisticados, realmente inovadores. Em todas as músicas há elementos que surpreendem, mas você também terá aquela sensação de "já ouvi isso antes", inclusive no próprio CD, pois esseé o único pecado do álbum: Bases muito iguais e repetitivas. Mas são essas partes normais que se juntam aos arranjos e passagens atmosféricas abstratas. Sim, leitor(a), passagens, porque a banda possui um tecladista. E como você pode supor pelo nome,a banda possui enorme influência da história e da cultura egípcia. A história está no nome e nas letras, e a cultura na música. Não há registro gravado (óbvio) da época em que o reino egípcio predominava sobre os povos, mas há sons e instrumentos que têm o poder de transportar o ouvinta àquela época, exatamente como conferimos em músicas como "Abstract Art" (a melhor e também a que arrepia os cabelos do braço com um teclado completamente único) e "Empires Erased". E se você notar certa semelhança com The Faceless, saiba que é pelo fato do guitarrista do The Faceless ter gravado as guitarras aqui. Ah, e o cara que produziu o Akeldama é o mesmo.
Born Of Osiris é épico, técnico, massacrante e inovador! Vale a pena conferir. Uma pena, contudo, que o álbum tem apenas 22 minutos.

2 comentários:

Fábio disse...

vou dar uma ouvidela neste album, ja ouvi falar muito bem! bom post.

aproveitando q tou a escrever este comentario, voces fazem review de EPs de bandas de garagem? eu e a minha banda somos de portugal e estamos a acabar de gravar um ep com 4 musicas que vai estar disponibilizado no myspace como uma "amostra" do album que estamos a gravar, e procuramos todo o tipo de opinioes. tocamos um death metal avant-garde com muitos estilos à mistura e alguns toques de tech e math metal. fico esperando pela resposta, o ep estará pronto ainda esta semana.

cumps!

Symbiont disse...

Claro, velinho!
Só peço que me mande as faixas originais para eu fazer uma bela resenha. Podemos postar o review sem o link para download, já que vocês são independentes. Isso é opção de vocês. :) Se quiserem liberar o down, melhor.