segunda-feira, junho 09, 2008

Monolake - Cinemascope


Monolake era inicialmente uma dupla alemã, sendo pouco depois apenas um produtor e nos dias de hoje voltou a ser uma dupla. A sonoridade é considerada como minimal, IDM (Intelligent Dance Music) ou ambient. Esses rótulos podem gerar enorme confusão, porque, apesar de ser "mínimo", o som não se restringe a ser algo muito repetitivo e pouco criativo. Apesar de ser considerado idm, não pense que seja algo dançante. A origem do nome se deve ao fato de ser algo "difícil de dançar". Viu como os nomes enganam, às vezes? Para ser direto, o que predomina mesmo é a música eletrônica com toques de ambient, bem leve e relaxante, e com uma programação absolutamente boa. O nome foi inspirado no Mono Lake, um lago localizado na Califórnia. É um local muito apreciado por ser exótico, já que em sua formação encontram-se complementos alcalinos e hiper-salinos, que formataram várias rochas. Clique no nome para mais info (em inglês).
Cinemascope, lançado em 2001, é o álbum mais apreciado da dupla numa visão geral. Os dados nos mostram isso, já que as faixas mais escutadas estão aqui. Não à toa, pois a experiência de escutar esse CD é ótima. Sugiro que não escutem a segunda faixa, "Bicom", pois achei chata e parecida com muita coisa que já fizeram. Comece o álbum a partir de "Cubicle", que lhe garanto que você ficará preso até o final. Talvez a explicação disso tudo esteja no nome do álbum: Cinemascope é para ser um complexo processo digital de informações viajando por canais. Quando se descobre que Henke (um dos membros) é engenheiro de softwares, e também que
criou o "Monodeck", um aparelho inovador que permitiu criar e aplicar efeitos nas músicas em apresentações ao-vivo, só que sem a necessidade de olhar para a tela do computador. A produção do som, de fato, dá um enorme charme. Tudo é muito suave, até os kicks, que são pesados e suaves. Parece impossível, confesso que se eu lesse não levaria fé, mas escutando dá para entender.
Simplesmente uma bela trip pelo ramo da música eletrônica, mixando bem o techno, ambient e até alguns leves toques de dub. Como eu disse antes, apenas uma música não é aproveitável e o restante do álbum é bem agradável. Aliás, hoje chove e esse CD parece uma trilha sonora bem adequada! Download.

Um comentário:

Matias Leidemer disse...

Muito pirado o som.
Gostei.