domingo, dezembro 13, 2009

Built To Spill - Keep It Like A Secret

Guitar Bands talvez seja uma das definições mais legais que existem na cena musical. É um termo bem específico, nem tão usado e acredito que nem seja tão "oficial" quanto qualquer outro, mas quando tu ouve alguma banda que possa se encaixar nessa classe, tu sabe dizer rapidamente.
Não se trata de uma banda com 30 guitarrista em cima do palco duelando heroicamente, só pra ver quem faz o maior solo com o maior números de notas por segundo em menos tempo, longe disso. De certa forma houve uma "revolução" quando os Pixies, Dinosaur Jr., entre outros resolveram usar a guitarra como o instrumento principal de suas bandas, todo o som é guiado pela melodia das seis cordas.
O Built To Spill é uma das melhores crias dessas tais Guitar Bands. Tu se dá conta disso quando conhece o mentor da banda, o incrível senhor Doug Martsch, o cara que tem a habilidade de fazer músicas pegajosas, densas, impactantes que consegue sôar totalmente descompromissadas, logicamente, aliadas as letras cotidianas, confusões e encrencas que passam na mente, cantadas de maneira limpa e bonita. Essa definição foi ridícula, mas foi o mais perto que consegui.
Formado em 92, em Idaho, Keep It Like A Secret é o quarto disco do grupo, lançado em 1998, e foi o responsável por equilibrar o status comercial da banda, que era bem fraco, com o status de sucesso crítico, que foi as alturas com o lançamento do álbum anterior, um dos clásssicos do grupo, Perfect From Now On.
Uma das características da banda, presente nos álbuns anteriores, são aquelas Jams enormes de solos guitarreiros que te levam numa viagem sem fim, influência pura do mestre Neil Young. Nesse disco também estão presentes, porém não tão evidentes, ao invés de fazer poucas músicas de longa duração, todas aquelas jam cerebrais foram diluídas através das 10 faixas do disco, por isso todos dizem que este é o disco "pop" do grupo. Não discordo, porém o Built To Spill não é uma banda que chega ser "inacessível", bem pelo contrário, o grupo consegue fazer canções muito boas, de melodia tristonha e uma sonoridade bem limpa, que eclodem em riffs e solos fantásticos.
O melhor disco para se começar e encatar-se com essa baita banda, a equação exata entre o fácil e o difícil dentro da música do Built To Spill chama-se Keep It Like A Secret. Download.

4 comentários:

Jorge disse...

Salve este blog!

Fodam-se os idiotas imbecis débeis que só criticam pra enfraquecer o blog.

Que os dois principais postadores Júlio e Felipe, se dem conta do valor que possuem para todos que curtem música e falam português

Parabéns pela qualidade dos posts, sempre altíssima.

Matheus disse...

Cara, esse Blog foi super importante pra minha formação musical... acompanho a anos t.t emocionado aqui... Vcs não acc Uploaders novos n? Gnt nova pra dar um novo sangue ao FUKT(eu sei que o tempo de vcs anda apertado)... eu me candidato à vaga o/ Enfim... abraços e que os posts se tornem cada vez mais frequentes.

João disse...

Acompanho o FUKT desde 2007 e me lembro bem das maravilhas que eu achei aqui, diversos petardos musicais como Zen Arcade do Hüsker Dü e Daydream Nation do Sonic Youth e Meat Puppets II do Meat Puppets eu cheguei a baixar aqui, infelizmente não posso me candidatar a Uploader em virtude do tempo. (sim eu também tenho faculdade e trabalho igualmente a vocês) Mas se por acaso conseguirem um dia descolarem um pessoal com quem vocês possam contar para continuar o Blog, acho que falo por todos os que já visitaram e visitam o FUKT até hoje, um sincero muito obrigado.

George Gomes Coutinho disse...

Rapaziada,

Continuem com as resenhas bem feitas por aqui. Elas instigam, e muito, a conhecer material novo... Parabéns por esse trabalho bacana de democratização de música e conhecimento.

Abçs!