segunda-feira, abril 05, 2010

Teenage Fanclub - Grand Prix


Sempre que pensamos em rock no ano de 1991, facilmente lembramos daquele disquinho com um guri pelado na piscina, e isso pode acontecer quando estendemos a data pro resto da década. Porém no final do ano de 1991, nas clássicas (justas e super parciais) listas de melhores álbuns do ano, a revista Spin resolveu escolher um disco que fizesse com que Nevermind fosse segundo colocado, e quem foi o culpado?
Pois se naquele ano o Nirvana lançava o seu grande clássico, o Teenage Fanclub estava fazendo o mesmo: Bandwasgonesque é considerado o grande trabalho do grupo escocês e ainda é lembrado por muitos apenas por este fato, realmente achando que não merecessem tanto. Não vamos entrar no mérito de "quem é melhor", pois se listas já não podem ser levadas tão a sério, quem dirá discuti-las. Devemos lembrar que foi neste ano que o My Bloody Valentine lançou seu Loveless, o Slint o seu Spiderland, o Primal Scream o seu Screamadelica, entre outros U2s e Metallicas.
Foi durante os anos 90 que tivemos os grandes discos de rock alternativo e muita coisa ainda é descoberta até hoje, mas engana-se quem não conhece o Teenage e acredita que eles sejam algo relacionado ao Grunge. Bem, quando disse que são escoceses, isso já deve ter ficado claro. Categorizados como Power Pop e Indie Rock, é impossível falar do Teenage Fanclub sem ser clichê, pois sempre que a banda é apresentada, suas influências são postas a mesa: Big Star, Byrds e Beach Boys, nada que não ficaria totalmente evidente nas primeiras audições.
Grand Prix foi o quinto disco do grupo a ser lançado, isso lá no ano de 1995 e que no geral não traz muitas mudanças no som da banda. Após o sucesso de Bandwasgonesque, o grupo lançou o nem tão aclamado Thirteen, um verdadeiro fracasso comercial, ainda mais em terreno americano, o que deve ficar bem claro que não tem nada a ver com a qualidade do disco. Eis que Grand Prix é lançado para tentar recuperar o espaço perdido pelo seu disco anterior nos EUA, pelo menos essa era a idéia da gravadora, a britânica e emblemática Creation.
Lançado no auge do Britpop de Oasis e Blur (e tantos outros) e enquanto o Grunge dava seus últimos suspiros, este baita disco passa quase despercebido pelo público geral. Muitos dizem que caso Grand Prix fosse lançado em 1965, 1975 ou 2005, estaria certamente entre os 10 das listas de top 50. Um grande disco Pop de rock puro e sem muitas frescuras, um disco orgânico e que encaixa exatamente nos ouvidos daqueles que procuram música boa, música honesta, desde os primeiros acordes de "About You" com seu climão sessentista com produção "moderna", passando pela ótima "Sparkly's Dream", e chegando a pontos altos de "Neil Jung" até seu fechamento inusitado de "Hardcore Ballad".
Como não poderia ser diferente, letras simples sobre decepções amorosas e épocas amorosas, acontecimentos do dia a dia e da vida em geral, Grand Prix, que leva o carro da extinta equipe de F1 Simtek em sua capa, pode ser classificado simplesmente como: Baita disco. Download.

11 comentários:

Jorge disse...

Uhuuu! Bom saber que o blog não morreu!

Bom post

Rodrigo disse...

Falou tudo... é impressionante como ainda temos o dom de encontrar pérolas desconhecidas dos anos 90....

明偉誠秋 disse...

hello~~........................................

Anônimo disse...

Ótimo som que vocês postaram ainda bem que o FUKT não acabou.

italo_sparrow disse...

TIPO não tem nada a ver com o ASSUNTO mas tava fazendo DOWNload no seu BLOG e o link do ALBUM UNSANE - UNSANE não tah funcionando , POR FAVOR naão tem como fazerem um RE-UPLOAD dele XD , jah postei lah onde ele tah mas resolvi fazer esse poste aki onde tah mais recente hehe...
T+

Felipe Eugenio disse...

tá na mão

nathan disse...

porra, fico até com vergonha de postar os discos no less talk com uma frase só quando passo em um blogs tipo o seu, com umas resenhas desse tamanho e, o que é melhor, úteis.
parabéns ae, muita coisa fina no seu blog!

italo_sparrow disse...

OPAH VALEWS msm cara OBRIGADO pelo Album o/

DH disse...

disco lindo. ainda prefiro o "thirteen" ou o "songs from northern britain", mas esse é dos melhores da banda mesmo.

Gustavo Alencastro disse...

Putz !

Baita som. Lembro que essa banda fez parceria com o grupo de Rap De la Soul na trilha sonora do filme Uma Cilada do Destino (Judgment Night - 1993) com a music Fallin.

Valeu

Maddie disse...

Hi, Nice post thanks for sharing. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back.

Thanks!

Madison
maddie0147@gmail.com