quarta-feira, abril 11, 2007

Aborted - Slaughter & Apparatus - A Methodical Overture


Como eu disse no post do Dying Fetus, 2007 começou quebrando tudo e o Aborted é um dos responsáveis por isso.
Vinda direto da Bélgica, a banda detona um death metal brutal desde seu primeiro lançamento, The Purity Of Perversion, de 1999, e lançou esse CD que aqui vos trago no começo desse ano.
Mas não fique pensando que o som é só brutalidade, pois uma audição mais atenciosa revela passagens totalmente influenciadas por heavy e thrash metal. Há quem diga que o estilo dos caras é "technical death metal", devido à tamanha técnica utilizada na composição dos sons. Eu, particularmente, não gosto de classificá-los como "technical", porque, apesar de haver técnica, o som pende muito mais para a brutalidade.
O Aborted vem se diferenciando muito das outras bandas, basta você escutar as diversas influências e o jeito com o qual a banda gravou e criou as composições desse CD. Quando venho para o trabalho, passo na frente de um outdoor que possui a seguinte frase: "Porque os detalhes fazem a diferença!". E é verdade, alguns pequenos detalhes aqui fazem completamente a diferença. Pego como exemplo a música "Avenious", que possui um clima muito sombrio de fundo, meio lento, e depois uns solos de guitarras em duplas alterando para a velocidade rápida. Outra música que se destaca é "The Chondrin Enigma", com uma parte que possui uma rifferama que me lembrou muito as bandas do hardcore de Nova York e um refrão muito empolgante. O fato do vocalista utilizar um timbre bem grave, na linha do death extremo, e outro mais, vá lá, "thrash", faz uma graaande diferença também, já que a maioria das bandas manda geralmente só guturais ou só rasgados. "The Spaying Séance" é um dos sons mais técnicos, com as guitarras seguindo umas escalas bem difíceis e o batera se quebrando na velocidade ao mesmo tempo que faz arranjos precisos nos pratos. Os solos dessa música são digníssimos de notas, ora em duplas ora avulsos. Há também uma parte com os vocais mais falados e um instrumental extremamente marcante, fazendo essa ser uma das melhores do CD.
Então, galera, um lançamento bem interessante de se conferir, para quem curte som rápido, pesado, trabalhado, com influências diversas dentro do metal e uns breakdowns poderosos, Slaughter & Apparatus - A Methodical Overture vai cair bem.
Download link: Aqui.

Um comentário:

Edmilson disse...

Sei que estou muito atrasado (29-07-2007) nesse comentário (na época não conhecia o site) mas quero comentar assim mesmo.

Primeiro agradecer ao Julio pelo ótimo álbum.

Segundo falar sobre uma curiosidade na música "Avenious". Lá pelos 2:30 minutos de reprodução começam uns riffs de guitarra que pra mim são no mínimo muito parecidos com um trecho na introdução da música "Inner Self" do álbum "Beneath The Remains" do Sepultura. Parece que Sepultura é uma das influências da banda, ou será só coincidência?

De qualquer modo, também recomendo esse grande álbum.