segunda-feira, abril 02, 2007

The Dillinger Escape Plan - Calculating Infinity


Banda americana muito louca, muito boa, muito original e que toca um estilo meio desconhecido, mas que começa a ganhar popularidade nos dias atuais: Mathmetal/Math core.
O mathmetal/math core é um estilo no qual as músicas não possuem uma estrutura definida, muito menos um ritmo. Diversos estilos compõem as músicas, tais como o metal progressivo, o jazz, o blues e o "chaoscore" (ritmo caoticante). As músicas podem variar de meros 30 segundos a até mais de 10 minutos, sempre com riffs extremamente técnicos, seja de contra-baixo ou guitarras, bateria cheia de batidas alternadas, algumas vezes tocando até blast beats, vocal gritado, rouco, sofrido e, algumas vezes, não muito entendível. Pouca coisa é repetida, refrãos são praticamente inexistentes e as mudanças de clima são totalmente imprevisíveis.
Com essa explicação básica (acreditem, existem muitas outras coisas dentro do estilo) já dá para vocês terem uma noção sobre o que o Dillinger Escape Plan toca, certo?
Lançado em 1999, Calculating Infinity é um trabalho para ser escutado com atenção redobrada. Todas as músicas, sem excessão, possuem um trabalho digno de nota! Todas apresentam arranjos muito bem pensados, mudanças de clima que conseguem desviar o som bruscamente para o outro lado, mas sem deixá-lo ruim, riffs técnicos demais, alguns na velocidade da luz e muita, mas muita caoticagem mesmo! E não pense que é caoticagem gratuíta, do tipo de ficar martelando a mesma nota na sua cabeça 10 vezes por segundo, pois não é por aí. É uma caoticagem muito bem feita, geralmente resultando da diferença entre o modo como cada instrumento é tocado.
A banda é muito conhecida também pelas suas apresentações ao-vivo, geralmente mais técnicas do que em estúdio e pela violência que rola por parte da galera. Quando Calculating Infinity foi lançado, recebeu críticas positivas por todos os lados, tanto do underground quanto da mídia maisntream, e o principal: Chamou a atenção de Mike Patton, figura que bate cartão aqui no blog devido às suas trocentas bandas e importância na cena musical. Patton convidou o Dillinger para excursionar com a sua banda Mr. Bungle, e, a partir daí, a banda realizou shows pelos Estados Unidos e começou a ganhar seu merecido reconhecimento. A parceria com Patton não parou por aí, e a banda lançou material com a participação de Patton nos vocais e samplers. Nem preciso dizer que me sinto na obrigação de postar para vocês, né? Fiquem de olho, em breve será postado.
Quanto ao nome da banda, foi inspirado no grande ladrão de bancos "John Dillinger". Agora faz sentido, não? "O plano de fuga de Dillinger".
Baixe Calculating Infinity clicando aqui e aprecie um puta trabalho!

Um comentário:

Salsicha disse...

fuderoso