domingo, julho 22, 2007

Jello Biafra & Mojo Nixon - Prairie Home Invasion

Alguém lembra daquele imbecil do Filipi a.k.a. Winston Polentão? Um otário que encheu a paciência de nós pra fazer parte do grupo e acabou postando apenas um dico de um tal de Satanic Surfers? Pois é, esse otário acabou virando um baita amigo meu, e foi por causa desse cabeça de joelho que eu acabei descobrindo o trabalho mais esquisito de Jello Biafra, aquele dos Kennedys, tá ligado?
Pois então, o cara sempre me falava desse álbum, mas eu nunca dei bola, até que um dia eu baxei o cd pra ele pelo soulseek, upei, e já que tava no HD, resolvi conferir qualé que era do resultado. O que eu não sabia é quem era esse figurão chamado Mojo Nixon. O cara é um cantor de Psychobilly e música country, mas é "conhecido" pela sua postura bem parecida com a de Jello, em metáfora, seria um "Jello Biafra Redneck".
Resultado? Uma mistura de Johnny Cash, Anarquismo, Lynyrd Skynyrd, Paródias, Country Music, Política, Texas e Ironia. Tá, sei que ficou babaca, mas é o lance é o seguinte: O instrumental ficou a cargo da banda de suporte de Mojo Nixon, os Toadliquors, banda que toca aquele som estereotipado do americano caipira, com direito a banjo, piano, gaita de boca e tal, e as letras, voz e produção ficou por conta dos dois que levam o nome no disco. Justamente por isso que eu disse que é o trabalho mais esquisito dele, pois eu sempre acostumado à escutar os Kennedys, ou os discos com os Melvins ou o DOA, escutar uma música country com uma das vozes mais simbólicas do Punk Rock, é de chocar. Mas esse choque não é negativo não, pelo contrário, o trabalho ficou muito legal, diferente, é claro, mas um disco bem criativo, e até o pessoal do All Music Guide deu nota máxima, que tal?
O que eu fui descobrir depois de escutar esse cd várias vezes é que ele não é nada recente, é de 94 e foi lançado, é claro, pela Alternative Tentacles, o selo independente de Jello. Sem muito o que falar, não por falta de criatividade ou por falta do que escrever, usando o "Escuta ae pra ver qualé" como desculpa pra não escrever mais nada, mas na real é que o som diz muito mais que qualquer bobageira escrita aqui. Pode clicar na capa e baixar sem medo, pois nosso novo amigo Mojo Nixon é totalmente a favor do compartilhamento de música e do MP3, então confere aí sons como "Love Me, I'm Liberal!" ou "Where Are We Gonna Work". Aconselho escutar o disco tomando um Whisky, melhor ainda se ele for de Tenessee.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adicionei seu link no blog: http://mapadamusica.blogspot.com/ é possivel uma parceria ? Obrigado.

Anônimo disse...

Só falta este album:
JELLO BIAFRA / NO W.T.O. COMBO

Anônimo disse...

Olha lá o artista é:
Jello Biafra & Mojo Nixon With The Toadliquors
Ou
Jello Biafra & Mojo Nixon ?

Felipe Eugênio disse...

É a mesma coisa, pois os Toasliquors é a banda de apoio do Nixon, só que o disco saiu com o nome dos dois apenas, e nas tags tá como eles, mas as musicas estão certas.

Anônimo disse...

Procurem outros albuns dele...
Todos tem essa linha que você mencionou: critica e libertária, deboche, ironia, etc.
O emule tem tudo isso...digita lá Mojo Nixon e aparece tudo.