sábado, outubro 06, 2007

Down - Down III: Over The Under


O que começou como apenas um projeto paralelo para todos integrantes, hoje para mim, é uma das melhores bandas de Southern Heavy Metal, não só por ser uma super banda, como o membro mais notório, Phil Anselmo, e outos integrantes, não menos importantes, do Crowbar e Corrosion Of Conformity, grandes nomes dessa cena musical. O que faz do Down ser para mim uma das melhores no estilo é como o primeiro disco deles, um álbum meio descompromissado conseguiu reunir um número enorme de músicas fodas!
Eis que em 2007, após 16 anos de banda, com direito a pausa dos membros e reforma, sai o terceiro disco do quinteto que reside em Nova Orleans, no estado da Lousiana, Estados Unidos. Até aqueles que têm memória fraca podem muito bem se lembrar, foi justamente nesta cidade, onde aconteceu o pior desastre pelo furacão Katrina, em 2005, que arrasou a cidade, destruindo boa parte das casas e levando várias vidas, que tomou proporções mundiais, e mais questionamentos sobre o governo norte americano, sobre a indiferença sobre uma cidade onde concentra grande população negros.
Isso tudo já dá uma raiva e revolta enorme para a banda compôr músicas, porém foi ainda somado mais a angústia e pesar de Anselmo sobre a perda do ex-companheiro de Pantera, o eterno Dimebag "Diamond" Darrel, pois como todos sabem, os caras estavam brigados por um bom tempo, após o fim do Pantera, então esse foi o combustível usado para fazer um dos cds de música pesada que é para mim, fácil-fácil, um dos destaques deste ano, muito bem recebido pelo público e pela crítica.
O som deste disco segue na mesma linha dos outros, com um Southern Rock com toque de Doom Metal e Stoner Rock, com um peso incrível (Rex Brown no baixo) e riffs matadores, do Blues até Sabbathicos, combinados com o vocal incofundível do Phil, que vai desde o rasgado estilo The Great Southern Trendkill, até vocais arrastados, mas na maioria, apresenta sua voz no timbre normal, limpo e grave. Sonzeira pra balançar a cabeça mesmo, clica na capa e confere.

2 comentários:

Anônimo disse...

isso eh lindo

Anônimo disse...

Dá para postar de novo?