sexta-feira, novembro 16, 2007

Mastodon - Remission

Surgido na mesma onda de bandas de Sludge-hardcore metal-diabo-a-quatro, como Isis, Dillinger Escpape Plan e Converge, desde o início, o Mastodon se preocupou muito mais em chutar o balde ao invés de fazer o caos de forma muito "matemática". Desde a primeira vez que eu escutei Leviathan, mesmo não sabendo o que eu estava fazendo, de onde vinham aquelas criaturas, tinham certeza que os caras eram do Mal. Eu estava certo.
Como o nome exatamente sugere, a banda sôa tão animalesca como um Mastodonte, porém com a velocidade e a técnica de um Tigre Dentes de Sabre, um som totalmente místico e pré-histórico. Pude comprovar essa teoria enquanto subia a montanha escutando Blood Mountain, outro ótimo disco, e talvez até, um dos melhores do ano passado.
Foi então que eu resolvi dar uma olhada no passado da banda. Remission, no caso, foi o primeiro disco lançado pela banda (Após o seu EP de estréia chamado de Lifesblood, que viria a ser lançado novamente dentro da compilação Call Of Mastodon) lá em 2002. Ao contrário dos álbuns posteriores à este, esse é o único que não se trata de um álbum conceitual, porém, descobri via wikipedia, que cada álbum do Mastodon se basea em uma elemento da natureza, sendo este sobre o Fogo.
Quanto a sua musicalidade, como é de esperar, a produção não é de tanta qualidade como o último, mas também não é nada terrível, tudo muito bem perceptível e audível, como deve ser. Aqui o som é muito mais baseado no Hardcore e no Sludge Metal, do que no Prog que a banda costuma fazer, aqui a patada do Mastodonte é muito mais intensa. Mas há sua exceções, e é isso que faz do som do Mastodon, um som muito agradável, entre as riferamas, gritos e muito peso, eles mostram toda sua habilidade e fazem passagens progressivas, numa viagem muito gostosa, na medida exata do instrumental habilidoso, sem sôar chato ou dificultoso.
Posso afimar que este é um "Tão bom quanto os outos". Pra quem não conhece ou não tem, este é um disco que vale a pena, e pra que tá ligado no disco, sabe do que eu falo, então clica na capa e te diverte.

Um comentário:

. disse...

sensacional felipe < otima postagem como sempre > material de qualidade >

Mastodon é uma das bandas dentro do estilo que mas escuto atualmente . Os caras sabem como "dar peso ao som" sem se tornarem chatos ou cansativos qualidade admiravem pela epoca que vivemos , banda imitando banda , copias descaradas lamentavel!@!