sexta-feira, novembro 02, 2007

Motörhead - 1916

Acho que o início ideal seria uma pegunta: Tu gosta de Metal? Tu gostal de Blues? Então que tal os dois juntos? 1916 é mais um dos grandes discos da imensa discografia do Motörhead e dentro todos, é o que mais fica evidente a presença enorme de blues e do rock'n'roll de base ao lado do seu rock clássico, inigualável e inconfundível, que acaba virando quase que um "Punk Blues".
Lançado em 92, este álbum foi o décimo terceiro disco da banda, após resolveram as tretas com sua ex-gravadora, assinaram com uma subisidiária da Epic, e lançaram este ótimo disco, que foi candidato à receber o Grammy de melhor performance de Metal, mas concorriam com o humilde The Black Album, do Metallica. Apesar de eu não achar o melhor álbum da banda, foi o maior sucesso de vendas até hoje e o que garantiu o seu nome, então não é preciso dizer quem levou o prêmio.
O nome do álbum, está relacionado com uma das paixões de Lemmy: Guerra. O cara é colecionador de artefatos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, e por isso tem gente que diz que o cara é nazista! Claro, eu nunca vi isso pessoalmente, apenas em comunidades do orkut, o que acontece freqüentemente, assim como o Slayer, mas isso fica para discutir nos comentários, se quiserem. Mais especifcamente, o disco se trata da Primeira Guerra Mundial, e carrega a música de mesmo nome, que batizou o disco: "1916", uma canção atípica, soando como um hino com apenas teclados e batidas marciais acompanhando a voz de Lemmy, que canta suas reflexões sobre a vida e a morte durante a guerra.
Em forma de quarteto neste disco, o único membro original e alma da banda, Lemmy Kilmister trabalhou com todos os integrantes na hora de escrever as músicas, resultando em clássicos como "R.A.M.O.N.E.S" (Música qual os Ramones regravaram e tocaram com a participação de Lemmy em seu último show), uma homenagem à uma das maiores bandas de Punk Rock da história, e também "Going To Brazil", outra clássica que não pode faltar nos shows. Enfim, escutar Motörhead é sempre um bom negócio, então clica na capa e se divirta.

Nenhum comentário: