sexta-feira, dezembro 21, 2007

Lançamentos 2007 - Turbonegro, HIM e Electric Wizard

Turbonegro - Retox

Terminando minha sessão das novidades do ano, vai um post com três discos que não chamaram muito minha atenção. Primeiro, vamos de Turbonegro com o seu oitavo disco da carreira, chamado de Retox, lançado pelo selo próprio da banda, Scandinavian Leather Records. O Turbonegro durante os anos 90 foi uma das bandas mais legais, mostrou que tinha que fazer um rock vigoroso e viceral de maneira simples e sem muita frescura, fazendo com que todas as suas inflências ficassem bem notáveis no som, com varias colagens, alguns chamavam de copiões, na minha opinião, era só o jeito filha da puta dos Noruegueses pagarem tributo para bandas como Stooges, Black Flag, Alice Cooper, AC/DC entre outras. A idéia sempre foi boa, como na obra de arte Apocalypse Dudes, e nos seguintes, porém eu acho que a fórmula já tá ficando desgastada. Não é um cd ruim, com um gravação de tirar o chapéu, forrado de velocidade, agressividade e irreverência, o cd carece de criatividade. Se tu gostou dos últimos, como eu, vai te agradar, porém eu já to de saco cheio de mesmisse, mas ainda acho uma ótima banda, por fazer uma ótima mistura de Punk Rock, Rock'n'Roll e Glam Rock. O download é na capa.


HIM - Venus Doom

Mais uma banda das terras geladas do Norte Europeu, os finlandeses do HIM que lançaram seu sexto disco de estúdio, intitulado Venus Doom, em Setembro deste ano. Depois do puta sucesso de Dark Light e a invasão na America, nesse último disco Ville Valo e cia resolveram botar uma atmosfera mais "dark" que de costume, fazendo desse o disco mais pesado da banda, mas sem deixar o lado "gótico-romântico" de lado, apostando num som mais baseado na guitarra e escondendo um pouco aquele tecladinha bagaçeiro. Essas são as mudanças mais notáveis, ou as únicas que eu ouvi, pois as letras continuam basicamente em death, misery, blood, love, entre outras do mesmo campo semântico. Fora isso, a banda e a música continua a mesma, de refrões melosos e versos Heavy-Goth, porém com um pouquinho de peso, nada que me chamou a atenção, justamente por isso que está nessa sessão "Refugo 2007". Como de costume, clica na capa e faz o download.


Electric Wizard - Witchcult Today

Saindo da Finlândia, mas não da Europa, a bola da vez é o Electric Wizard, banda natural da Inglaterra. Infelizmente essa é a primeira aparição da banda e vai ficar meio injustiçada, pois a banda tem 2 ótimos disco dentro de sua discografia, mas esse não é um deles, apesar de ser um álbum que não podemos chamar de ruim, não é nenhuma grande coisa. O Electric Wizard é um dos grandes nomes do Doom Metal, e fora desse campo, acho que nunca vai ganhar reconhecimento, a não ser pelo pessoal que gosta de Stoner e Sludge Metal, pois é uma banda que flerta com esses estilos, mas se concetra muito mais no estilo Black Sabbath de fazer música: Pesada e arrastada. O fato que fez eu gostar da banda foi que suas composições, ao contrário das bandas tradicionais de Doom, aquela coisa Grunge "Eu odeio todo mundo e todo mundo me odeia", eles tem uma aproximação com o Stoner, de escrever sobre experiências lisérgicas, porém sem o ar de Feel Good, e sim num sentido paranóico e apocalíptico. Prometo que no futuro trago trabalhos maiores, esse aqui é só pra encher a lingüiça dos lançamentos esquecidos do ano. Download na capa.

2 comentários:

VonDamsel disse...

ta de parabéns, Felipe

muito bom o post!

Felipe Eugênio disse...

Valeu :D