sábado, abril 07, 2007

Alice Cooper - Brutal Planet


Alice Cooper é um cantor e compositor americano de extrema importância e influência na cena rock mundial. Alice é, possivelmente, mais conhecido por suas apresentações ao-vivo do que pela sua música em si, pois ele é o "pai" do horror show! Sabe aqueles shows de rock com encenações teatrais, sangue falso, pinturas faciais, cadáveres, humor e ironia? Idéia que foi muito utilizada também pelo Kiss na metade da década de 70 para cima e por outras bandas? Então, quem começou isso aí foi a tia Alice lá no finzinho da década de 60, mais precisamente no início dos anos 70. Pode ter certeza também que Rob Zombie e Marylin Manson são artistas muito influenciados pelo grande Alice Cooper.
Sua carreira foi cheia de altos e baixos, felizmente mais altos do que baixos, e o cara continua na ativa até hoje, tendo lançado esse Brutal Planet no ano 2000. No começo, a banda era mais adepta de um rock/hard rock bem empolgante e com alguns toques comerciais, mas sem soar apelativa ou manjada, e hoje em dia o som anda mais "moderno" e sensivelmente metalizado, mantendo a qualidade e originalidade indiscutível que Alice construiu ao longo das décadas.
Muitas coisas boas podem ser ditas sobre esse álbum, mas, a meu ver, o ápice aqui são as letras, dotadas de realismo (com o título de "Planeta Brutal" o que mais poderia ser?). São letras violentas, a maioria bem "na cara", relatando cenas tristes sobre o cotidiano, coisas que muitas vezes nos deixam chocados quando assistimos na Tv ou lemos no jornal. Às vezes, quando leio ou assisto isso, fico pensando: "Isso é desumano!". Leia a letra de "Pick Up The Bones" que você entenderá o que eu quero dizer. Na minha opinião isso é algo que deve ser feito, mostrar a todos a realidade do planeta, que cada vez piora. E se já não fosse o bastante tudo isso, o CD ficou com uma atmosfera bem variada, com algumas pegadas mais rock e outras mais sombrias, tudo isso soando com uma afinação bem metalizada, fazendo este ser um dos discos mais pesados da carreira de Alice Cooper.
Na primeira faixa, "Brutal Planet", você já confere umas passagens macabras de teclado acompanhadas do peso do baixo e da guitarra. O vocal de Alice é muito massa, além disso o cara faz uma interpretação excelente, e no meio dessa "brutalidade" há uma parte mais reflexiva com uma espécie de coro no fundo, simplesmente genial! "Sanctuary" é outro baita som, possui uma pegada mais hard rock, uma velocidade mais avançada e aquelas típicas linhas vocais do estilo. "Eat Some More", nossa, esse som tem um refrão muito marcante! O lance simplesmente ficou gravado na minha mente. "Pick Up The Bones", como foi dito ali em cima, possui uma letra totalmente desumana, e, infelizmente, existem casos disso, de pessoas que matam parentes e os deixam em pedaços ou ossos! Certa vez li sobre um cara que matou a avó e guardou os pedaços no freezer, essa música fez eu me lembrar disso. A intro com os vocais mais lentos e os solos de guitarra são pra arrepiar os cabelos do meu braço! Ah, quer saber? Chega de falar sobre esse grande CD! Baixa logo clicando aqui que tu não vais te arrepender.

4 comentários:

Anônimo disse...

Júlio, parabéns meu irmão, por seus elogios ao grande Alice Cooper. Eu tenho certeza absoluta, que não existe no mundo ninguém mais fã deste cara do que eu. Conheci a música deste animal em 1970, quando eu ainda tinha 11 anos e aqui no Brasil, só se falava em música brasileira, com a tal da jovem guarda ou então de figurões como Beatles e Stones.
Naquele tempo não tinha porra nenhuma de divulgação, principalmente de músicas do tipo de Alice Cooper, mas aí eu conheci um cara que viajou para os Estados Unidos e trouxe para cá os Lps Love It To Death e Easy Action do Alice Cooper. Meu irmão, assim que eu ouvi aquele som, fiquei embasbacado e perguntei pro cara o que era aquilo. Depois disso, fiquei como louco pedindo dinheiro para a minha mãe e tentando encontrar algum disco de Alice Cooper, o que era impossível de encontrar por aqui. Acabei comprando os discos do cara que inclusive eu tenho até hoje e me lembro bem que minha maior emoção, foi encontrar e comprar anos depois numa loja os discos Killer e Billion Dollar Babies, verdadeiros clássicos. Desde então, acompanho a carreira deste grande astro do rock, inclusive indo ao seu show em 1973, ainda sendo um punheta. Por tudo isso, fico lisonjeado em ver que mesmo após 39 anos de seu primeiro lançamento (Pretties For You), a música de Alice Cooper ainda desperta o interesse da molecada brasileira, tão judiada no quesito qualidade. Nem tudo está perdido

Julio Cesar disse...

Ah, com certeza, música boa não envelhece! :D
E me parece que ele vai fazer turnê aquilo pelo Brasil!!! Se vier pra Porto Alegre eu vou, pode ter certeza! \o/
Obrigado pelo comentário.

Administrador disse...

Alice Cooper e David Bowie que iniciaram a parada "Glam Rock" né não?

Anônimo disse...

e ae mano Julio, vi que você gosta das paradas do Rob Zombie, vi que tu até se impressionou no cd lá que um camarada pediu pra tu postar, então eu pediria pra tu postar o cd La Sexorcisto do White Zombie, eu não tenho mais esse disco, ele é muito 10, acho que vc ia se amarrar nele. Valeu