domingo, fevereiro 10, 2008

Camper Van Beethoven - Telephone Free Landslid Victory


Logo que inauguramos a segunda administração deste blog, a primeira coisa que fiz foi botar um disco deste maravilhosa banda de nome tão ridículo: Camper Van Beethoven. A banda sempre viveu no underground e nunca teve a pretensão de sair de lá, até mesmo quando ser alternativo era moda. E é por opções deles, fazer uma grande mistura de folk, ska, surf e country com o velho espírito punk do DIY e da vida independente, até porque uma banda dessas conseguir contrato com uma major, é de uma em um milhão, com suas excessões.
Este é o primeiro disco do grupo, e foi batizado com mais um ótimo nome: Telephone Free Landslide Victory. Com a formação original, este é considerado um dos trabalhos mais completos do grupo e segundo os críticos, nunca foi superado, apesar de eles terem outros discos primorosos, que levam a assinatura de Greg Lisher nas guitarras, um baita guitarrista que não participou deste disco. Originalmente foi lançado em 85 e carrega uma combinação de canções cantadas e outras instrumentais, explorando várias musicalidades; grande vantagem de se ter um violinista talentoso na banda.
Num clima meio garageiro, as músicas folk-punk são uma celebração à contra cultura americana dos EUA, as letras absurdas se referem aos punks, skinheads, skatistas e hippies que habitavam este mundo paralelo chamado underground. Na parte musical, o disco inteiro passa um clima meio esquizofrênico, combinando a guitarra do mentor David Lowery e o violino e teclado de Jonathan Segel para criar as mais diversas melodias de world music, passando pela mexicana, grega, leste européia e western espaguete Ennio Morricone style, tudo levado por uma batida ska folk punk, que tal?
No final do disco ainda sobra espaço para o mais puro hardcore oitentista americano com "Club Med Sucks" e "I Don't See You"". Têm também famoso cover country de "Wasted" do eterno Black Flag, e talvez o som mais conhecido da banda: "Take The Skinheads Bowling", que saíu no filme (documentário) Tiros em Columbine, do Michael Moore. Se tu acha que a proposta é meio absurda, confira esse discão, vai ver que é possível fazer isso tudo, recomendado para fãs de Dinosaur Jr., Meat Pupppets e Butthole Surfers, pois o CVB faz uma mistura de todos esses e mais.
Download.

2 comentários:

Luis Fernando disse...

Opa! E aí, galera do Fukt! Venho acompanhando o trabalho sensacional de vocês no blog! Tenho baixado vários CDs! E eu gostaria de colaborar com vocês postando o que eu tenho aqui, até porque vivo na internet baixando CDs de várias bandas! Bom! Espero a resposta de vocês. Meu email: nando180490@hotmail.com

Valeu! Abração!!!

Anônimo disse...

Thanks for sharing this. Martin from Canada.