quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Mondo Generator - A Drug Problem That Never Existed


Para quem é fã das Rainhas, ou Drag Queens, como preferir, da Idade da Pedra (que não é o meu caso), o nome Mondo Generator sôa familiar. Para quem é fã do Kyuss (que É o meu caso), o nome sôa mais familiar ainda. "Mondo Generator" é uma das músicas do álbum clássico do Kyuss, chamado Blues For The Red Sun, escrita pelo baixista da época, Nick Olivieri, que é a figura responsável por essa banda aqui. Com o fim do Kyuss, Josh Homme e Nick Olivieri formaram o QOTSA, como banda principal e o Mondo Generator como um projeto paralelo.
Contraditoriamente, a primeira das bandas a gravar um registro foi o Mondo Generator, logo em 97, um EP chamado Cocaine Rodeo, mas só ganhou lançamento em 2000, mesmo ano em que o aclamado Rated R era lançado e um ano seguinte, em terras tupiniquins, no mega festival Rock In Rio, Nick Olivieri era preso por ter tocado nú durante o show de sua banda. Foi bem nessa época que o QOTSA começou a ganhar culto de fãs cada vez mais maior, e no embalo do sucesso de Song For The Deaf, Nick Olivieri comandando Brant Björk (Fu Manchu e Kyuss), Dave Catching (QOTSA) e Molly McGuire, gravou o primeiro full lenght do grupo, em 2003, entitulado A Drug Problem That Never Existed, via Ipecac.
Perto de todos os outros lançamentos do selo Ipecac, de propriedade de Mister Patton, acredito que A Drug Problem That Never Existed pode ser considerado um dos lançamentos mais "normais", tendo em vista que esta gravadora é um reduto para todos aqueles artistas não convencionais, que ganham carta branca para usar toda sua maluquice, criando "músicas".
Sem coleiras para segurar seu poder de destruição, o Mondo Generator destila altas doses se Punk Rock tosqueira, com o peso do Stoner Metal e guitarreiras infernais Hard Rock, num clima totalmente arruaceiro, mensagem explícita em "Here We Come", a segunda faixa do disco, após uma intro-vinheta que vem das "mais profundeza dos inferno". Boa parte das músicas foram inspiradas no momento que Nick passava em sua vida; morte do seu pai, separação e o abuso de drogas e a outra parte das músicas já haviam sido gravadas em projetos anteriores, como o Desert Sessions e o Dwarves.
O cd ainda tem a participação de várias músicos convidados, como o próprio Josh Homme (que um ano depois chutaria Olivieri do Queens), Mark Lanegan do Screaming Trees e vários outros brothers de Nick de sua época de Dwarves. Um disco de música simples e crúa, som desbocado e mega divertido, alternando entre músicas viajantes e outras pauladas na nuca. À pedidos... Download.

2 comentários:

Anônimo disse...

cara valeu pelo blog, que eu considero como o melhor de toda a internet! adoro quando são postados vários albuns em um curto espaço de tempo, porque mesmo que eu acabe não baixando o cd por nao gostar de tal estilo, sempre leio as resenhas! parabens!

Anônimo disse...

Parabens pelo blog e obrigado pelo album de Mondo Generator!