sábado, fevereiro 09, 2008

Sonic Youth - Sonic Nurse


Continuando onde Murray Street deixou seu experimentalismo, Sonic Nurse, de 2004 foi uma revitalizada para a sonoridade da banda, com o claro potencial de se reinventar, pois o Sonic Youth é o tipo de banda que tu nunca pode esperar algo previsível, a grande façanha de surpreender e fazer bonito, realmente, esse é um dos melhores trabalhos do grupo no novo milênio.
O termo mais correto para esse disco seria "reintegrar", ao invés do "reinventar", até porque eles não precisam fazer isso de novo e de novo. Após todo o pavor e paranóia que foi gravado Murray Street em meio a uma Nova Iorque pós 11 de Setembro, Sonic Nurse foi um disco responsável por pôr a banda de volta nos eixos, soando menos melancólica e com um pouco mais de vida, e por isso é quase inevitável não fazer comparações.
Em algumas músicas, o espírito dos discos clássicos foram restaurados, isso é visto logo de cara em "Pattern Recognition", um rockzão encorpado entulhado de riffs e feedbacks malucos até o talo, finalizando em uma destruição total, ou em "New Hampshire", uma música que poderia figurar tranqüilamente na playlist do Daydream Nation.
Apesar de ser um discão só com musiconas, digníssimas de nota, não há nada de novidades nelas, e até é entendível, tendo em vista tudo que a banda já fez. Se não há nada de novo, compensa-se na qualidade; ritmos melancólicas embassadas pelo barulho das guitarras - com a entrada definitiva de Jim O'Rourke no álbum anterior - abriu um leque enorme de possibilidades de novas texturas, distorções e toda aquela estrutura avant-garde/no wave embalada por uma melodia quase pop.
Para aqueles que gostam e (acham que) conhecem arte, a capa do disco foi pintada pelo renomado (?) pintor Richard Prince e se não fosse a wikipedia eu não teria menor idéia sobre isso, mas agora posso morrer muito mais tranqüilo. Falando na capa, tu pode baixar esse disco clicando nela.

2 comentários:

Rickioo disse...

faltou o link.
vlw!

Anônimo disse...

melhor post do blog (:

queria tambem pedi um outro cd que eu nao to conseguindo acha ...
é a versao do raw power do stooges remixada pelo pop em 97
segundo a bendita wikipedia possivelmente o album mais barulhento de todos os tempos ...
hauauehaueuah
sei que ja tem o raw power aqui ... mais nao esse novo remix mais agressivo
vlw ai (x