sexta-feira, maio 16, 2008

Atreyu - Visions


É (um triste) fato que nos dias de hoje o Atreyu faz um som chato. Já vi até as revistas gringas e especializadas em música amaldiçoando os caras por causa do estilo de som. Até hoje me pergunto se a mudança brusca de som foi por opção dos caras ou por demanda da gravadora. Mas o que mais surpreende, é que no passado - passado mesmo, aproximadamente 10 anos atrás - os rapazes executavam um tipo de som muito diferente, algo que remetia a uma banda de hardcore iniciante e de garagem, e que buscava uma aproximação com o metal. Onde conferimos isso? Em Visions e, de certo modo, em Fractures In The Facade Of Your Porcelain Beauty.
Visions é o EP de estréia da banda, lançado em 1998 por um selo extremamente desconhecido, que hoje é considerado como uma raridade, pois, até na época, só era vendido em shows. Sua sonoridade é bem pouco produzida, e a qualidade das composições é similar às de uma banda amadora. E por mais que alguns se enganem, é aí que está um dos melhores materiais do Atreyu. Escutamos a banda tocando com gosto, pois o batera senta o pau com vontade, geralmente só no "tu-pa-tu-pa-tu-pa", o vocalista manda um gutural feio e bem gritado, o guitarrista prefere power-chords velozes e pesados a melodias, e por aí vai. Passa bem longe daquele som que os tornou famosos em álbuns como The Curse e A Death-Grip On Yesterday. É claro que gosto desses álbuns também, mas há momentos que a vontade de escutar algo menos profissional e certinho é maior. Logo na intro, com a música "As The Line Between Machinery And Humanity Blurs", são executadas batidas tribais, microfonias na guitarra, e vocais guturais. Algo meio macabro, mas que depois descamba para o HC (instrumental apenas, vale ressaltar) com vocais guturais. "Love Is Illness" é a melhor do EP! Linha instrumental empolgante e coros furiosos deviam deixar a adrenalina nas alturas durante o show. Gosto de todas as músicas aqui, mas é bom dizer também que o EP termina com "Dinosaurs Became Extinct (And You Are A Fossil)", som que mescla bem aquela linha californiana (veloz e com vocais limpos) com uma atmosfera mais brutal dos vocais gritados.
Uma lástima, uma pena, dá dó escutar Lead Sails Paper Anchor, o último álbum deles. Visions é bem único, já que no outro EP eles já foram remoldando levemente o estilo. Mas chega de conversa, baixa ae e curte uma banda fazendo um som sincero e diferente. Download.

14 comentários:

Anônimo disse...

tudo pra vcs é hardcore, tem uma pegada hardcore, tem um "QUE" hardcore, tem banda que n tem nd de hardcore e vcs dizem: "essa banda faz hardcore californiano como a muito não se via antes"

porra, num fóóóóoóóoóóde

fala serio


hardcore é o KCT

Anônimo disse...

Puta que pariu! Então, eu sou um viado! Tô fodido! Chefe Ohara, como é que eu faço?!

Anônimo disse...

Não sei de vocês jovens, mas que tal mudar de ares?
eu acho que vcs num seriam capazes de postar um steve ray aqui, texas flood só pra variar um pouco e um bom blues não faz mal a ninguém, que tal?
tá feito o pedido até mais!

Anônimo disse...

Puta que coisa linda, não conhecia esse EP do Atreyu, bem foda
Põe o novo do Pathology !

Julio Cesar disse...

Tem quase a discografia do Johnny Winter e os 2 melhores do Muddy Waters. Mais blues para que?!

Edmilson disse...

Pois é Julio, isso sem falar em Creedence Clearwater Revival, Rolling Stones, George Thorogood and The Destroyers, Hound Dog Taylor & The House Rockers, Janis Joplin e por aí vai.

O pessoal só esquece que o blog não nasceu semana passada (ou no dia em que eles conheceram) :P

Julio Cesar disse...

Fato, Edmilson!
Hahahaha!
Mulecada, existe um espaço lá em cima escrito "search", sem esquecer do link rápido para todos os meses de existência do blog. Foda, hein?!

Anônimo disse...

esses velhos são chatos mesmo

Anônimo disse...

caralho! esse blog eh ph0da!!
cai de para-quedas semana passada e jah ganhou uma aba fixa no meu firefox.. huhuuhhu

excelente trabalho aí moçada! se melhorar estraga!

Anônimo disse...

Vi diversos stoners por aqui.. que tal postar algo do Queens of Stone Age? :D

Anônimo disse...

eu conheço esses atalhos mas o fato é que queria steve ray vaughan e aqui não tem e fui fazer um pedido mas se pedir ofende foi mal aí!

Edmilson disse...

Ninguém aqui ficou ofendido com o que você disse (pelo menos eu acho), a questão foi você fazer um pedido meio que desafiando os administradores a postarem algo diferente, dizendo que achava que eles não fossem capazes. Sério, o site tem até rap/hip hop, música indiana e tá cheio de blues.

Seu comentário só faria sentido se você não soubesse como pesquisar. Entendeu?

Felipe Eugenio disse...

ô eduardo, nem se preocupa rapaz, eu gosto de SRV, tenho um disco dele que eu acho "felômenal", um dia eu posto, mas não prometo, pra tipo, amanhã.

Anônimo disse...

esse eduardo deve ser aquele nails que postava aqui enchendo o saco, pra galera pensar que tão pedindo coisas que ele postava, mas a verdade é ele que posta isso talvez quer voltar pro blog mas eu acho que ele não deve até porque ele quase so postava merda tipo stratovarius!!!!!!