terça-feira, maio 27, 2008

Norma Jean - Redeemer


Há pessoas que fogem de padrões e quebram conceitos. Algumas bandas também fazem isso, como no caso da Norma Jean. E aqui os conceitos são quebrados em dobro, já que a música não soa nada genérica e muito menos parece ter ligação com a religião dos rapazes, que são cristãos.
Redeemer, lançado em 2006, é o último álbum lançado até o momento. Suas composições são caóticas, fora de estrutura, árduamente gritadas, misturam até escalas de blues, possuem sujeira extra, têm coros de igreja (raros, felizmente), tocam riffs ou power-chords que soam como puro rock, porém com um som estranho; muitas notas em sétima, breakdowns diferentes daqueles que ouvimos todo dia por aí, títulos sem senso, e "por aí vai". Sentiu a infinidade de coisas que podem ser citadas e observadas no som? Muitas. Difícil imaginá-los como uma banda cristã, mas realmente são. "Redeemer" significa "redentor", e os álbuns antigos possuem nomes até mais sugestivos, como "Bless The Martyr and Kiss the Child" e "O, God, the Aftermath". Se estivéssemos vivendo há algumas décadas atrás, tenho certeza que a igreja os renegaria. Mas sem fugir do assunto, tudo aqui é muito fora do comum mesmo. Esse álbum pode ser considerado como um bom exemplo de mathcore, pois notamos certas semelhanças com algumas bandas, mas nada copiado. Por sinal, esse CD aqui é um belo exemplo de originalidade. Lembra, de fato, alguma coisa do The Chariot (foi formado por um ex-membro do NJ), do Poison the Well, Dillinger, mas são apenas semelhanças do estilo.
Gostei muito e recomendo aos amantes do indefinido, do caos, da beleza oculta e, principalmente, do chocante. E há boatos de que em Junho eles lançarão álbum novo. Fique ligado, pois se evoluir a fórmula desse aqui, mundos cairão. Download.

2 comentários:

Anônimo disse...

credo cristao!!!

Anônimo disse...

cara, prefiro muito mais chariot
norma jean é legal, mas chariot arregaça