quinta-feira, junho 12, 2008

Hound Dog Taylor & The HouseRockers - Hound Dog Taylor & The HouseRockers


Quando eu morrer, eles falarão: "ele não tocava merda alguma, mas certamente fez algo legalzinho" - Hound Dog Taylor escreveu isso pouco antes de morrer. Nunca saberemos 100% o significado e a tradução dessa frase, já que americanos têm suas próprias gírias, assim como temos as nossas. Os motivos, então?! Hound Dog Taylor foi descoberto quando já era velho, mas obteve parte de seu merecido sucesso. Além disso, um dos maiores selos de blues no mundo inteiro (Alligator) surgiu por causa desse bluesman.
Esse self-titled foi o primeiro de poucos álbuns da carreira. Escutá-lo me faz pensar: Há uma grande diferença entre aprender a tocar um instrumento (como esses Dream Theater's da vida) e nascer com o dom de saber tocar um instrumento (que é o caso do Hound Dog Taylor).
Simplesmente um blues de bases simples e cativantes, mas com o vozeirão único de Theodore (nome verdadeiro dele) e suas longas viagens de slide guitar, provavelmente proporcionados pelos seus 6 dedos em cada mão. É, o cara nasceu assim, com polidatilia. Curioso e instigante, não? Som de malandro, som de bar cheio de mesas de sinuca, som de lugar com fumaça, som para curtir e conversar sobre as coisas boas da vida... Enfim, um som conveniente para bons momentos, e mais: Som marcante. Basta escutar uma vez a intro de "Held My Baby Last Night" para nunca mais esquecer, além de se obrigar a escutar a música pelo menos umas três vezes. E mais um detalhe interessante: Não há baixista na gravação. Por mais que pareça um baixo afinado em um tom alto, trata-se de uma guitarra em tom baixo, e tocando apenas uma corda.
Hound Dog Taylor e sua banda deixaram um bom legado no blues, influenciando muita gente que acabou por ficar mais conhecida que eles próprios. Uma pena mesmo que a banda permaneça num underground total. Só para não deixar de citar alguns influenciados: Steve Ray Vaughan, Eric Clapton e George Thorogood.
Faça o download agora e busque algumas cervejas.

2 comentários:

Anônimo disse...

disco do caralhoooo!!!

Anônimo disse...

essa é o melhor disco q eu ja ouvi ate hoje!!! so de escutar da arrepio de tam bom!!!